Qual a importância da BNCC para escolha dos conteúdos a serem tratados na atividade de ensino?
Índice
- Qual a importância da BNCC para escolha dos conteúdos a serem tratados na atividade de ensino?
- Quando surgiu o BNCC?
- Quando a BNCC foi publicada?
- Por que a BNCC deve ser feita?
- De que forma a BNCC está relacionada com a educação básica?
- Qual a concepção de linguagem da BNCC?
- Quais são as competências gerais da BNCC?

Qual a importância da BNCC para escolha dos conteúdos a serem tratados na atividade de ensino?
A BNCC se trata de um documento orientador que aponta o que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. Ela traz as habilidades e competências que são consideradas essenciais e que devem ser desenvolvidas nas escolas.
Quando surgiu o BNCC?
1988. É promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil que prevê, em seu Artigo 210, a Base Nacional Comum Curricular. Art. 210.
Quando a BNCC foi publicada?
No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação.
Por que a BNCC deve ser feita?
- Vamos lá? Bom, a BNCC é um documento de ordem normativa que delimita como a Educação Básica nacional (Educação Infantil, os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) deverá ser feita.
De que forma a BNCC está relacionada com a educação básica?
- De que forma a BNCC está relacionada com… A criação de uma base comum para a Educação Básica está prevista desde 1988, a partir da promulgação da Constituição Cidadã.
Qual a concepção de linguagem da BNCC?
- Naquele documento, muitas inovações estavam presentes e parte delas permanece atual até hoje, são elas que se mantêm na proposta da BNCC. Lendo ambos os documentos, percebemos que a concepção de linguagem continua a mesma. Aliás, é a concepção mais moderna e aceita atualmente, que entende a linguagem como produto da interação social.
Quais são as competências gerais da BNCC?
- As 10 competências gerais A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.