adplus-dvertising

O que tem no centro de uma galáxia?

Índice

O que tem no centro de uma galáxia?

O que tem no centro de uma galáxia?

É uma teoria amplamente aceita entre cientistas que o centro da Via Láctea esconde um buraco negro supermassivo. Este seria o Sagitário A, identificado devido à força gravitacional excessiva rastreada na região. A existência de um buraco negro central já foi verificada em outras galáxias, como a M87.

Onde nós estamos na galáxia?

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Onde estamos localizados na Via Láctea?

Sendo Perseu, Sagitário, Centauro e Cygnus os braços principais. O nosso sistema solar está localizado em um braço chamado Orion. O nosso Sol se encontra a 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea.

Quais são as galáxias?

  • As galáxias são imensas massas de estrelas. Elas contêm nebulosas, que são regiões de gás iluminadas que emitem ou refletem a luz das estrelas e matéria interestelar composta de poeira, nuvens de átomos e nuvens moleculares na forma de gás. Existem cerca de 100 bilhões de galáxias no universo!

Por que o acúmulo de matéria no centro da galáxia?

  • Na época, um time de astrônomos — incluindo o brasileiro Roberto Saito — propuseram que o acúmulo de matéria no centro da galáxia podia ter dado origem a um bojo galáctico com um formato diferente do que se pensava, composto por duas barras estelares tridimensionais que se cruzavam formando um enorme X no centro da Via Láctea.

Qual a distância entre as duas galáxias?

  • A distância estimada entre as duas é de 2,3 bilhões de anos-luz de distância. Existem pelo menos 100 milhões de galáxias no Universo de todos os tamanhos, formas e cores.

Quais são as galáxias ativas?

  • Há também as galáxias ativas, cuja fonte de energia não vem das estrelas e sim de um buraco negro central, sendo chamadas de quasares ou blazares, corpos que compõem as estranhas radio-galáxias. A Via Láctea é uma SB com 100-120 mil anos-luz de diâmetro. Pertence ao chamado Grupo Local, com tamanho de cem milhões de anos-luz.

Postagens relacionadas: