adplus-dvertising

O que explica a queda da taxa de mortalidade no Brasil?

Índice

O que explica a queda da taxa de mortalidade no Brasil?

O que explica a queda da taxa de mortalidade no Brasil?

"Segundo a Unicef, outros fatores que ajudaram a reduzir as mortes de crianças no Brasil incluem "melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno e vacinação, além do crescimento na renda das famílias".

Por que ocorreu uma queda na taxa de mortalidade brasileira nos últimos anos?

A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo.

Quais os motivos da queda da taxa de mortalidade no Brasil no período entre 1940 1970?

No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc.

Qual a taxa de mortalidade em um lugar?

  • Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰. Isso quer dizer que morrem nesse lugar 2 pessoas a cada mil habitantes em um ano.

Por que a queda da taxa de natalidade e mortalidade?

  • A queda também da taxa de mortalidade é um dos fatores que contribuíram para a diminuição do número de nascimentos. A ONU estima, por meio da análise das taxas de natalidade e mortalidade, que o Brasil deixará de ser a quinta maior nação mais populosa do mundo nos próximos anos.

Qual a taxa de mortalidade infantil no Brasil?

  • Em 1940, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil era de 146,6. Caso seja reduzida pela metade, serão menos 20 mil mortes por ano. A taxa de mortalidade no Brasil vem caindo ao longo dos últimos anos. Em 2000, ela era de 9,37 para cada 1.000 habitantes e, atualmente, está em 6,7.

Qual a diferença entre natalidade e mortalidade?

  • Trata-se da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade, também em um espaço de tempo de um ano. É muito utilizado para verificar a transição demográfica em determinada região, ou seja, é possível analisar aspectos gerais da população. Um exemplo é a constatação de que uma cidade está crescendo aceleradamente.

Postagens relacionadas: