Para que serve o sentido do olfato?
Índice
- Para que serve o sentido do olfato?
- Quem forma o sentido do olfato?
- Como se dá o processo que gera o impulso do olfato?
- Qual estrutura que recebe as informações do olfato?
- Porque o olfato é tão importante para os cães?
- Qual é o sentido do olfato?
- Quais são os distúrbios do olfato?
- Qual o órgão responsável pelo olfato?
- Como funciona o olfato dos animais?

Para que serve o sentido do olfato?
Função do olfato Como funções do olfato, podemos destacar a de auxiliar nossas sensações gustativas (identificar o gosto de um alimento, realizada pelo olfato e paladar) e garantir as sensações olfativas (por meio de receptores localizados nas células da mucosa olfativa).
Quem forma o sentido do olfato?
As narinas são os órgãos responsáveis pela captação dos odores. Em humanos, podemos encontrar na região superior das fossas nasais o epitélio olfativo, que é formado por células especializadas (quimioceptores de olfato) dotadas de prolongamentos muito sensíveis (cílios olfatórios).
Como se dá o processo que gera o impulso do olfato?
A captação do odor é feita pelas narinas, onde as moléculas são dissolvidas pelo muco e direcionadas aos receptores, e ao passar pelos cílios, inicia-se o impulso elétrico. O impulso então será conduzido aos bulbos olfativos, que estão nos lobos frontais do telencéfalo, e depois aos tratos olfativos.
Qual estrutura que recebe as informações do olfato?
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.
Porque o olfato é tão importante para os cães?
Os cães são seres instintivos motivados por seus sentidos, e percebem o mundo essencialmente pelo nariz. Portanto a partir do que vemos, reagimos. O que o cachorro cheira, está basicamente experimentando. E desta forma ele reage a sua experiência.
Qual é o sentido do olfato?
- Assim como o paladar, o sentido do olfato também apresenta adaptação sensorial. Esse arranjo – matérico dos odores é singular. A força percebida do odor, freqüentemente, declina para menos da metade de sua força original depois de quatro minutos (CAIN (1988) apudWEITEN, 2002, p.119).
Quais são os distúrbios do olfato?
- A partir disso, há três “níveis” de distúrbios que podem levar a perca do olfato, que são: Anosmia: perca completa da percepção do odor. Pessoas com anosmia não conseguem distinguir sabores específicos, somente reconhecer determinadas substâncias; Hiposmia: diminuição de percepção do odor;
Qual o órgão responsável pelo olfato?
- O olfato é um dos cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato), sendo ele o sentido que administra a percepção dos odores. O órgão responsável pelo olfato varia de acordo com as espécies. Por exemplo, enquanto nos seres humanos é o nariz, os insetos usam as antenas.
Como funciona o olfato dos animais?
- O sentido do olfato dos animais, que funciona em conjunto com o gosto, cumpre funções muito importantes: detecta a presença de alimentos e fornece informações sobre as possíveis conseqüências de seu consumo, contribui para as mudanças fisiológicas da digestão e até induz respostas para membros da mesma espécie através de feromonas.