Quais são as causas de exclusão da culpa?

Quais são as causas de exclusão da culpa?
Igualmente, as causas de exclusão de culpabilidade podem ser consideradas, a saber: inimputabilidade, inexigibilidade de outra conduta, estado de necessidade exculpante, excesso de legítima defesa exculpante, a emoção e paixão, coação irresistível, caso fortuito e força maior, erro de proibição, descriminantes ...
Quais são as causas excludentes de culpabilidade?
- As demais excludentes de culpabilidade estão previstas em lei e são: coação moral irresistível e estrita obediência hierárquica. Note-se que estas duas causas operam quando o sujeito é subtraído de sua vontade para prática do ato, agindo por coação ou por obediência.
Por que a embriaguez é excludente de culpabilidade?
- De fato, é interessante notar a sutileza. A embriaguez, por exemplo, não é excludente de culpabilidade se for propositalmente causada pelo sujeito, como se vê no art. 28, II, do CP. Já a ausência de potencial consciência da ilicitude ocorre quando há erro (art. 21. CP).
Será que os culpados serão indenizados?
- Com efeito, o art. 929 do Código Civil estatui que, se a pessoa lesada, ou o dono da coisa (o dono do muro) destruída ou deteriorada “não forem culpados do perigo”, terão direito de ser indenizados. No entanto, o evento ocorreu por culpa in vigilando do pai da criança, que é o responsável por sua conduta.
Quais são as causas excludentes do crime?
- As excludentes, portanto, operarão nestes três elementos, consistindo em causas excludente de tipicidade, excludente de ilicitude e excludente de culpabilidade. Todas elas, quando operarem, excluirão um dos elementos formadores do conceito do crime, podendo-se, afirmar, portanto, que a conduta não mais consistirá em crime.