O que exclui dolo e culpa?

O que exclui dolo e culpa?
1) ESSENCIAL - incide sobre elementos ou circunstâncias do crime: a) vencível, inescusável ou culpável - exclui o dolo; b) invencível, escusável ou inculpável - exclui o dolo e a culpa. 2) ACIDENTAL incide sobre dados secundários do fato ou sobre a conduta da sua execução - relaciona-se à tipicidade.
O que é excluir o dolo?
O erro de tipo essencial sempre exclui o dolo, ainda que seja evitável, mas permite a punição por crime culposo. O erro de tipo essencial é aquele que recai sobre dados principais do tipo (ex.: num dia de caça, atirar contra pessoa pensando ser animal). Inexistindo consciência e vontade, exclui, sempre, o dolo.
O que exclui o erro de proibição?
Erro de proibição e desconhecimento da lei O erro de proibição é o erro incidente sobre a ilicitude do fato, diz respeito à ausência de potencial consciência da ilicitude, servindo, pois, de excludente da culpabilidade.
Quando ocorre erro de proibição?
O erro de proibição ocorre quando o agente não compreende um fato como ilícito ou o enxerga como permitido. ... É chamado também de erro na descriminante.
Quais as excludentes do fato típico?
Segundo a doutrina, haverá excludente de tipicidade: a) havendo coação física absoluta; b) na incidência do princípio da insignificância; c) na incidência do princípio da adequação social e d) na incidência da teoria da tipicidade conglobante.