O que significa a sigla DLPA?
Índice
- O que significa a sigla DLPA?
- Qual a demonstração que substitui a DLPA?
- Qual a finalidade da Dmpl?
- Porque dizemos que a demonstração do resultado do exercício está contida no balanço patrimonial Qual é a função da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados Qual é a função da demonstração dos fluxos de caixa?
- Como fazer o cálculo da Dlpa?

O que significa a sigla DLPA?
Uma dessas siglas muito importantes é a DLPA. A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados é um dos maiores desafios da contabilidade de uma empresa, seja ela grande, média ou pequena. É um relatório de extrema importância, pois diz muito sobre como anda a saúde financeira da empresa.
Qual a demonstração que substitui a DLPA?
No entanto, a mesma lei afirma que a DLPA poderá ser incluída dentro da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia. Isto significa dizer que se a DLPA pode ser substituída pela DMPL.
Qual a finalidade da Dmpl?
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um documento que a contabilidade das empresas fazem para evidenciar as alterações do patrimônio líquido. ... A principal utilidade deste documento está na apresentação mais detalhada das variações de reservas das empresas.
Porque dizemos que a demonstração do resultado do exercício está contida no balanço patrimonial Qual é a função da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados Qual é a função da demonstração dos fluxos de caixa?
Essa demonstração tem como principal objetivo evidenciar a distribuição do resultado do exercício. Enquanto na DRE o objetivo é apurar o lucro, na DLPA temos a apresentação da destinação do lucro, isto é, de que forma o lucro líquido (aquele apurado na DRE) é aplicado.
Como fazer o cálculo da Dlpa?
A DLPA deve ser criada pela contabilidade, com permissão da diretoria e da presidência, tendo os seguintes itens discriminados:
- saldo inicial dos prejuízos e lucros, incluindo os ajustes nos exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
- montante de lucro incorporado ao capital da empresa;