Como saber se o que sinto é amor ou obsessão?
Índice
- Como saber se o que sinto é amor ou obsessão?
- O que é obsessão por alguém?
- Como saber se o que eu sinto já é obsessão?
- Estou obcecado por alguém?
- O que é obsessão para psicologia?
- Como escapar de uma pessoa obcecada por outra?
- Qual a diferença entre amor ou obsessão?
- Quando o amor se transforma em obsessão?
- Qual a caraterística do amor obsessivo?
- Como diferenciar um amor de um relacionamento obsessivo?

Como saber se o que sinto é amor ou obsessão?
Você deve conhecer ao menos uma pessoa que sofre ou já sofreu ameaças do parceiro ou do ex. Há quem afirme que vai machucar a si mesmo ou outra pessoa caso o relacionamento são seja reatado. Claramente, isso é um sinal de obsessão. O amor saudável é incapaz de ameaçar ou maltratar o outro.
O que é obsessão por alguém?
Obsessão é o substantivo feminino que significa um comportamento de importunar ou perseguir alguém de forma insistente. Também pode indicar um estado de preocupação permanente em relação a alguma coisa.
Como saber se o que eu sinto já é obsessão?
Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
Estou obcecado por alguém?
Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.
O que é obsessão para psicologia?
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.
Como escapar de uma pessoa obcecada por outra?
Eleve sua autoestima. Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver obsessões e a possessividade. Para que isso não ocorra, é fundamental olhar para suas feridas emocionais, entender quais são suas crenças limitantes e começar a perceber e dissolver esses padrões de comportamento.
Qual a diferença entre amor ou obsessão?
- Amor ou obsessão? Quando estamos obcecados por uma pessoa, construímos uma espécie de parede ao redor da relação na qual não há margem de manobra. Esta exclusividade oprime, porque na maioria das ocasiões, controla, e isso faz com que nós fiquemos desconfiados e em alerta em vez de relaxados e desfrutando o relacionamento.
Quando o amor se transforma em obsessão?
- Quando o amor se transforma em obsessão, a outra pessoa para de nos complementar e passa a nos completar. Por isso temos medo de que nos abandone, porque nos deixará vazios. O amor é um sentimento tão intenso que, às vezes, sai de nosso controle e termina em uma obsessão esmagadora que nos leva adiante.
Qual a caraterística do amor obsessivo?
- Ao contrário do que possamos pensar, não é assim tão pouco comum que as pessoas confundam o amor patológico e obsessivo, com o amor saudável. Vamos então esclarecer algumas das principais caraterísticas do amor obsessivo: 1 – No amor obsessivo os sentimentos tornam-se extremos, expandindo-se a ponto de se tornarem obsessões.
Como diferenciar um amor de um relacionamento obsessivo?
- Muitas vezes, os sentimentos humanos se revelam extremamente complexos, o que nos leva a nos relacionar de maneiras diferentes com as pessoas. Em alguns casos, a relação a dois é baseada no amor e no respeito, mas às vezes a obsessão aparece no caminho. E como diferenciar um amor de um relacionamento obsessivo?