Como é a árvore de baunilha?
Como é a árvore de baunilha?
A baunilheira é uma orquídea trepadeira nativa do México que pode atingir mais de 10 metros de comprimento. Seus frutos são vagens de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 15 mm de diâmetro, cada um contendo um grande número de minúsculas sementes.
Onde encontrar a planta baunilha?
A Baunilha, Vanilla planifolia é uma espécie de planta originária das regiões do Sul do México até a Bolívia, conhecida por ser o fruto comestível das orquidáceas.
Como se produz a baunilha?
A propagação da baunilha ocorre por estaquia, com estacas de 40 centímetros de comprimento, plantadas diretamente no solo. Devem ser retiradas 3 folhas da extremidade da estaca e plantar na cova, contanto que permaneçam 2 nós (ou mais) para fora. Se o plantio ocorrer em um hectare, devem ser utilizadas mil estacas.
Onde vem o aroma da baunilha?
O aroma a baunilha resulta da dieta à base de folhas e cascas de árvore. Tem sido usado na perfumaria e na farmacologia, como estimulante e antiespasmódico. É ainda usado como um aditivo alimentar.
Como plantar a baunilha?
- Ela pode ser plantada a partir da semente ou por métodos de multiplicação, no entanto, a partir da semente costuma ser uma forma muito mais complicada de plantio das mudas. Métodos como a estaquia, mergulhia e alporquia podem ser usados na propagação da baunilha.
Como cultivar baunilha ao ar livre?
- Cubra-a usando polietileno com filtro UV, painéis de fibra de vidro ou janelas. Se a sua região já tiver um clima tropical, é possível cultivar a baunilha ao ar livre. Conheça as condições de temperatura e de umidade do ambiente e verifique se elas são ideais para o plantio da espécie.
Qual a essência da baunilha?
- A essência sintética, consistindo basicamente numa solução de vanilina sintética em etanol, é derivada do fenol e é de alta pureza. A história da baunilha está associada à do chocolate.
Como vive a baunilha na floresta?
- A baunilha vive no sub-bosque das florestas tropicais húmidas. Já era reproduzida por estaquia bem antes da chegada dos conquistadores espanhóis ao México. Além disso, a quase totalidade dos pés conhecidos, mesmo os que crescem livremente na floresta, são clones provenientes de explorações atuais ou abandonadas.