Como deve ser feito o SPED Fiscal?
Índice
- Como deve ser feito o SPED Fiscal?
- O que é o SPED Fiscal?
- Como entregar o SPED ICMS?
- Como ler o SPED?
- Quem está dispensado da entrega do SPED Fiscal?
- Quem deve emitir SPED?
- Quais são os perfis do SPED fiscal?
- Como o SPED fiscal recebe o imposto de renda?
- Quais são as declarações do SPED?
- Quais são os principais benefícios do SPED?

Como deve ser feito o SPED Fiscal?
A transmissão das informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao fisco ocorre através do envio de um arquivo de texto contendo informações segundo um layout especificado. Para gerar este arquivo é preciso seguir as diretrizes do Manual de Orientação- que é conhecido como manual Sped Fiscal.
O que é o SPED Fiscal?
A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e ...
Como entregar o SPED ICMS?
A ICMS/IPI ou SPED Fiscal deve ser transmitida mensalmente ao SPED em datas determinadas pela administração tributária da unidade federada. Em São Paulo, por exemplo, o prazo de entrega é até o dia 20 do mês subsequente. Já em Minas Gerais, o prazo é até o dia 15 do mês subsequente, de acordo com a legislação vigente.
Como ler o SPED?
Para abrir um arquivo texto do SPED no excel, basta abrir o arquivo do SPED e colar ele numa célula do excel. Ou seja, dê CTRL+A (selecionar tudo) e depois CTRL+C (copiar) no arquivo do SPED e depois abra o excel e dê CTRL+V para colar.
Quem está dispensado da entrega do SPED Fiscal?
Estão dispensados de efetuar a Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS IPI os estabelecimentos de Microempresa - ME e de Empresa de Pequeno Porte - EPP paulistas optantes pelo regime do Simples Nacional.
Quem deve emitir SPED?
Aquelas imunes e isentas que sejam obrigadas a tal nos termos da Instrução Normativa RFB 1.252/2012. Também estão obrigadas a apresentar a ECD as Sociedades em Conta de Participação (SCP), com os livros auxiliares do sócio ostensivo.
Quais são os perfis do SPED fiscal?
- Existem 3 perfis: A, B e C. Perfil A: empresas enquadradas no perfil A apresentam os registros da forma mais detalhada que o arquivo SPED Fiscal permite; Perfil B: empresas do perfil B podem fornecer as informações de forma mais sintética, permitindo, por exemplo, totalizações por período (diário, semanal, mensal);
Como o SPED fiscal recebe o imposto de renda?
- Por meio do SPED ECF, recebe até mesmo a boa e velha declaração do Imposto de Renda. Sendo assim, o SPED Fiscal é aquele responsável pela transmissão da apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Quais são as declarações do SPED?
- Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.
Quais são os principais benefícios do SPED?
- Para o mercado de varejo, podemos elencar alguns dos principais benefícios promovidos pelo SPED. São eles: Com o advento do SPED, as informações precisam estar padronizadas para o envio ao Fisco.