Como é a vida de uma pessoa com traqueostomia?
Índice
- Como é a vida de uma pessoa com traqueostomia?
- Quando a pessoa e com a traqueostomia ela consegue comer?
- Quais são os riscos de uma pessoa que faz traqueostomia?
- Quais os cuidados após a traqueostomia?
- Quais as contraindicações da traqueostomia?
- Qual a causa do estreitamento da traqueia?
- Como o cirurgião limpa a traqueia?
Como é a vida de uma pessoa com traqueostomia?
A rotina de cuidados com a traqueostomia deve ser rigorosa, para evitar graves complicações, como infecção pulmonar e asfixia. É necessário sempre retirar a cânula interna para higienizá-la. Além da troca da gase que fica ao redor da traqueostomia, limpando a pele do pescoço antes de inserir uma nova.
Quando a pessoa e com a traqueostomia ela consegue comer?
A alimentação e fala podem continuar, se não existirem problemas de deglutição ou de fala prévios, mas poderá ser necessário um esforço extra. Um dispositivo de traqueostomia para falar, poderá melhorar a capacidade de falar e deglutir.
Quais são os riscos de uma pessoa que faz traqueostomia?
A traqueostomia deve ser realizada sob sedação e bloqueio neuromuscular completo (curarização), especialmente durante a manipulação das cânulas na via aérea. O reflexo de tosse deve ser completamente suprimido; O uso de cautério elétrico deve ser evitado, visto que a vaporização é também capaz de gerar aerossóis.
Quais os cuidados após a traqueostomia?
- Após a traqueostomia, quais os cuidados que se deve ter? Os cuidados com a traqueostomia no pós-operatório são fundamentais e devem ser imediatos.
Quais as contraindicações da traqueostomia?
- Quais as contraindicações da traqueostomia? A traqueostomia tem poucas contraindicações. Uma possível contraindicação é presença de câncer de laringe, quando a manipulação do tumor durante a traqueostomia pode aumentar a manifestação do tumor na região da abertura. Outra contraindicação seria um distúrbio de coagulação importante.
Qual a causa do estreitamento da traqueia?
- O estreitamento da traqueia, provocada por lesão da cartilagem cricoide, lesão da parede da traqueia durante a realização da traqueostomia ou lesão da mucosa provocada pelo balonete. Nesses casos, a pessoa apresenta desconforto respiratório algumas semanas depois de retirar a cânula.
Como o cirurgião limpa a traqueia?
- O cirurgião limpa a região onde será realizado o procedimento, faz um corte na traqueia para expor os anéis de cartilagem presentes nesta região, depois corta entre dois desses anéis e insere a cânula, de forma que a traqueia e o meio externo se comuniquem.