O que não é considerado no CUB?

O que não é considerado no CUB?
Itens que o CUB não considera
- Projetos (de arquitetura, estrutura, instalações, projetos especiais);
- Terreno;
- Fundações e serviços de infra-estrutura (submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol);
- Elevadores, equipamentos e instalações (bombas recalque, calefação, ventilação e exaustão);
O que é R 16 CUB?
R8 - A - Padrão Alto: Edifício com 8 pavimentos tipos. R16 - N - Padrão Normal: Edifício com 16 pavimentos tipo.
Qual o valor do CUB?
- O CUB, valor R$/m², já é previamente estipulado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.
Por que o CUB deve ser utilizado?
- É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.
Quais são os itens não incluídos no Cub?
- Itens não incluídos no CUB… Você já deve suspeitar que o CUB não inclui todas as despesas que teríamos numa construção completa de uma edificação (seja uma casa, prédio ou galpão). Abaixo listo todas: Terreno, ITBI, IPTU, custos notariais, registro de incorporação, escrituras…
Quais são as especificações do CUB residencial?
- Referidas especificações são classificadas, por padrão de acabamento e número de pavimentos: Padrão de acabamento: baixo, normal e alto. Padrão de acabamento: normal e alto. Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.