Para que serve o exame de lipase e amilase?

Para que serve o exame de lipase e amilase?
Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão. O exame de lipase é solicitado pelo médico, na maioria das vezes, juntamente com o exame da amilase, principalmente quando há suspeita de alteração no pâncreas.
Porque amilase aumenta na pancreatite?
Amilase alta O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica.
Qual a diferença entre lipase e amilase?
Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão. A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.
Para que serve o exame de lipase sérica?
A Lipase é uma enzima que faz parte do processo digestivo. Ela ajuda o organismo a quebrar as moléculas de gordura para serem absorvidas com mais facilidade pelo intestino. O exame Lipase é uma análise clínica que ajuda a identificar alterações nos níveis dessa enzima no corpo do indivíduo.
O que pode aumentar as taxas de amilases?
Outras causas de aumentos da amilase incluem: pancreatite crônica, parotidites e outras afecções das glândulas salivares, pseudocisto pancreático, abscesso pancreático, cirrose hepática, trauma abdominal, insuficiência renal, apendicite, doenças do trato biliar, queimaduras, obstrução ou infarto intestinal, gravidez, ...