O que herdei dos meus filhos?
Índice
- O que herdei dos meus filhos?
- O que eu herdei dos meus pais?
- Como doar a sua parte na herança para outra pessoa?
- Sou casado tenho direito à herança?
- Sou viúva tenho direito à herança do meu sogro?
- Será que um homem pode doar a metade dos seus filhos?
- Será que é possível passar meus bens para os meus filhos ainda em vida?
- Será que o autor da herança não é herdeiro legítimo?
- Por que não deixar os herdeiros com um inventário para resolver após a morte?

O que herdei dos meus filhos?
“O que você herdou dos seus filhos? Eu herdei paciência. Capacidade de suportar desorganização e caos. Frieza pra lidar em situações críticas, como fraturas e cortes com sangue jorrando.
O que eu herdei dos meus pais?
Se eu pensar agora o que herdei do meu pai não tenho dúvidas em dizer que herdei o gosto pela leitura, o sentido de honestidade, a integridade moral, uma ética de excelência e a valorização extrema da lealdade! Áh, e claro o espírito de sacrifício e de dever.
Como doar a sua parte na herança para outra pessoa?
Para transferir a parte da herança, também chamada de quinhão hereditário, é preciso confeccionar um instrumento denominado cessão de direitos hereditários. A cessão de direitos hereditários só pode ser feita por escritura pública[3]. Assim, não é válido[4] o negócio se feito por contrato particular.
Sou casado tenho direito à herança?
Se a pessoa que morre não deixa filhos ou pais vivos, o cônjuge herda tudo —independente do regime de bens do casal. Cônjuge perde o direito à herança se estiver: Divorciado. Separado judicialmente.
Sou viúva tenho direito à herança do meu sogro?
Observe que o cônjuge sobrevivente só herda de seu próprio companheiro, e não de seu sogro ou sogra, e para que suceda seu companheiro a sociedade conjugal deve ser vigente no período do falecimento do companheiro, conforme preceitua artigo 1830.
Será que um homem pode doar a metade dos seus filhos?
- Por exemplo, se um homem é solteiro, possuindo 2 filhos, poderá doar a um ou a ambos os 50% da parte disponível da maneira que bem entender, seja dando toda essa metade a somente um deles, seja doando-a com o percentual que quiser, mesmo que diferente, aos filhos ou até mesmo aos filhos e a terceira pessoa.
Será que é possível passar meus bens para os meus filhos ainda em vida?
- Ao invés de esperar eu morrer para os meus filhos receberem minha herança, será que é possível passar meus bens para os nomes deles ainda em vida?
Será que o autor da herança não é herdeiro legítimo?
- Como visto acima, se a doação de mais da metade dos bens do autor da herança fosse feita não a herdeiro legítimo [8], aí sim os herdeiros necessários sairiam prejudicados. Aos herdeiros necessários podem ser doados de maneira incondicional os 50% da parte disponível, que é justamente a metade sobre a qual o doador tem total liberdade.
Por que não deixar os herdeiros com um inventário para resolver após a morte?
- Com o objetivo de não deixar os herdeiros com o “abacaxi” de um inventário para resolver após a morte, muitos se perguntam se não é possível adiantar as coisas e já passar para os nomes dos filhos os bens. A resposta é sim e não. Calma, pois vou explicar direitinho.