O que se deve fazer na Quaresma?
Índice
- O que se deve fazer na Quaresma?
- Como se preparar bem para a Quaresma?
- O que posso fazer de penitência na Quaresma?
- O que se deve evitar na Quaresma?
- O que posso fazer de penitência?
- Por que fazer a Quaresma?
- Qual é o voto da Quaresma?
- Como marcou a Quaresma para os cristãos?
- Por que a Quaresma nos oferece esse “tempo favorável”?

O que se deve fazer na Quaresma?
Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa. Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo.
Como se preparar bem para a Quaresma?
Reze com a Liturgia Diária e as reflexões sobre o Evangelho do Dia. Da mesma forma, procure conhecer outras maneiras de oração, como a Leitura Orante da Bíblia, a Liturgia das Horas, as Vigílias de Taizé, a Adoração ao Santíssimo e a Oração do Terço.
O que posso fazer de penitência na Quaresma?
“A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Escritura e os padres insistem, sobretudo, em três formas: o jejum, a oração e a esmola que exprimem a conversão” (CIC, n. 1434).
O que se deve evitar na Quaresma?
Na Quaresma é recomendado o jejum (apenas uma refeição forte uma vez ao dia - dos 18 anos até os 59 anos) até às 18h, e a abstinência (não comer carne, a partir dos 14 anos).
O que posso fazer de penitência?
Primeiro ele deve fazer um exame de consciência, arrepender-se, e depois confessar-se. No caso da Igreja Católica a confissão é feita a um padre que, segundo a igreja, tem o poder de perdoar em nome de Deus; por fim, cumprir a penitência que lhe é dada, assumindo o propósito de não mais pecar.
Por que fazer a Quaresma?
- Por ocasião da Quaresma, muitos católicos têm o costume de fazer propósitos penitenciais, mas são poucos os que conhecem a natureza e a seriedade destes votos, que são um compromisso assumido livremente diante de Deus. Afinal, é pecado grave descumprir as promessas de Quaresma? Evangelize, compartilhando.
Qual é o voto da Quaresma?
- Por ocasião da Quaresma, muitos católicos têm o costume de fazer propósitos penitenciais, que na linguagem canônica recebem o nome de votos. Em sentido técnico, é voto toda promessa deliberada e livre feita a Deus (CDC, cân. 1191), com o fim de o louvar e glorificar de alguma maneira concreta.
Como marcou a Quaresma para os cristãos?
- Desde o início do Cristianismo a Quaresma marcou para os cristãos um tempo de graça, oração, penitência e jejum, com o objetivo de se chegar à conversão. Ela nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3).
Por que a Quaresma nos oferece esse “tempo favorável”?
- A Quaresma nos oferece, então, esse “tempo favorável” para se deixar o pecado e voltar para Deus. E para isto fazemos penitência. O seu objetivo não é nos fazer sofrer ou privar de algo que nos agrada, mas ser um meio de purificação de nossa alma.