Que está situado acima do esôfago?
![Que está situado acima do esôfago?](https://i.ytimg.com/vi/bjKycrzveVU/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCcdQUkZ4GLvuocdpKQJgVi-D1hAw)
Que está situado acima do esôfago?
O estômago, nos humanos, é um órgão digestivo em forma de bolsa, situado entre o esôfago e o duodeno.
O que é o esôfago?
O esôfago, órgão muscular semelhante a um tubo, comunica a faringe com o estômago e transporta alimento e líquidos de um órgão ao outro. Seu trajeto, que vai da região cervical até penetrar a cavidade abdominal, é dividido em três terços: superior, médio e inferior. Localização do esôfago.
Qual é o órgão que se encontra posterior ao estômago?
O pâncreas é achatado no sentido ântero-posterior, ele apresenta uma face anterior e outra posterior, com uma borda superior e inferior e sua localização é posterior ao estômago.
Qual a função do esôfago?
- Várias outras estruturas fazem fronteira com o esôfago ao longo de seu curso, a imagem seguinte fornece uma visão geral de todas elas! Como a anatomia segue a função, é bem fácil prever a função do esôfago - ele transporta a saliva, líquidos e sólidos até o estômago.
Quais são as extremidades do esôfago?
- Nas extremidades superior e inferior do esôfago, existe uma espécie de válvula – os esfíncteres esofágicos superior e inferior – que abre e fecha a fim de permitir ou interromper a passagem do bolo alimentar no seu percurso pelo sistema.
Qual a maior porção do esôfago?
- Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas. Alguns autores ainda reconhecem uma região denominada porção diafragmática, em que o esôfago atravessa o diafragma e atinge o abdome.
Qual a parede do esôfago?
- A parede do esôfago é formada por quatro diferentes camadas: mucosa (tecido que reveste o interior do esôfago), submucosa (formada por tecido conjuntivo, contém vasos sanguíneos, nervos e glândulas que produzem muco), muscular (constituída por músculos longitudinais e circulares) e adventícia (a mais externa, também formada por tecido conjuntivo).