O que se paga em um condomínio?
Índice
- O que se paga em um condomínio?
- O que compõe o valor da taxa de condomínio?
- Quem paga as contas do condomínio?
- Como deve ser o valor do condomínio?
- Como definir o valor da taxa de condomínio?
- Qual o valor da Folha de pagamento do condomínio?
- Qual a proporção do condomínio?
- Como a inadimplência prejudica o condomínio?
O que se paga em um condomínio?
A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.
O que compõe o valor da taxa de condomínio?
O que compõe a taxa de condomínio O valor da taxa é calculado a partir da soma das despesas fixas – como água, luz, pagamento de funcionários e manutenção – com o chamado fundo de reserva.
Quem paga as contas do condomínio?
É o art. 22 da lei 8245/91 (Lei do Inquilinato) que estipula que o locador é responsável pelas despesas extraordinárias, e o locatário pelas despesas ordinárias. "Art. 22: COMPETE AO LOCADOR:X - pagar as despesas extraordinárias de condomínio.
Como deve ser o valor do condomínio?
Quantidade de moradores: Para fazer o cálculo e dar o valor da taxa condominial a você, o condomínio faz a soma de todas as despesas e divide pelo número de moradores que há no local, visto que eles desfrutam de todos os serviços.
Como definir o valor da taxa de condomínio?
- Existem duas possibilidades para definir o valor da taxa de condomínio: com base em uma taxa fixa ou em rateio mensal. No caso da taxa fixa, é preciso definir e aprovar em assembleia, normalmente no começo do ano, um valor fixo para a taxa de condomínio.
Qual o valor da Folha de pagamento do condomínio?
- Em termos de gastos, a folha de pagamento costuma ser o item que mais pesa, chegando a responder por até 50% do total de despesas do condomínio. Não à toa, condomínios pequenos e com funcionários contratados acabam tendo um valor mais elevado da taxa condominial.
Qual a proporção do condomínio?
- A proporção geralmente é realizada de acordo com o tamanho de cada apartamento, pois se entende que quanto maior for o imóvel, maior o consumo e, consequentemente, maior deve ser a taxa paga. Essa forma de divisão é baseada na Convenção de Condomínio, o qual é um documento que estabelece as regras do condomínio.
Como a inadimplência prejudica o condomínio?
- A inadimplência prejudica o condomínio, que pode ficar endividado, gerando o direito de cobrar judicialmente o responsável pelo imóvel. De acordo com o Novo Código de Processo Civil, o devedor será citado para quitar a dívida em até 3 (três) dias úteis, podendo ser indicados bens à penhora caso o pagamento não seja feito.