O que é o currículo oculto?
Índice
- O que é o currículo oculto?
- Quais são as abordagens do currículo oculto?
- Qual a diferença entre currículo formal e oculto?
- Quem fala do currículo oculto?
- O que é currículo informal?
- O que é um currículo informal?
- Quais são as características do currículo formal?
- Como é desenvolvido o currículo implícito?
- Qual é o currículo oculto?
- Como o currículo pode ser construído?
- Como o currículo deve estar relacionado com a realidade do aluno?
![O que é o currículo oculto?](https://i.ytimg.com/vi/UBglUTZgWpA/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDmeFPScV97D_IHfXZKDM0tnYARvw)
O que é o currículo oculto?
Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).
Quais são as abordagens do currículo oculto?
Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
Qual a diferença entre currículo formal e oculto?
Desta análise surge o debate em torno das noções de "currículo formal ou oficial" – currículo proposto pelos programas oficiais; "currículo real" – o conteúdo que é realmente passado na sala de aula e "currículo oculto" – o conteúdo ideológico implícito no currículo.
Quem fala do currículo oculto?
A mesma autora relata que Philip Jackson foi o primeiro teórico e educador americano a utilizar esta expressão “currículo oculto”, fazendo referências às características subjetivas e estruturais do ambiente de aula que contribuem ou influenciam no processo de educação enquanto socialização tornando evidente, a co- ...
O que é currículo informal?
Por currículo informal entende-se toda a atividade estruturada ou não estruturada que faça parte da vida escolar dos alunos para além das atividades letivas”. São exemplos deste currículo: clubes escolares, desporto escolar, associações de estudantes, etc.
O que é um currículo informal?
Por currículo informal entende-se toda a atividade estruturada ou não estruturada que faça parte da vida escolar dos alunos para além das atividades letivas”. São exemplos deste currículo: clubes escolares, desporto escolar, associações de estudantes, etc.
Quais são as características do currículo formal?
CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.
Como é desenvolvido o currículo implícito?
- Gapriglia (2004), afirma que o currículo implícito é processualmente desenvolvido nas relações pedagógicas sem que o professor perceba, caracterizando pelo laçar mão de suas experiências para transmitir, facilitar e reforçar a troca de informações e conhecimentos ao desempenhar suas atividades pedagógicas.
Qual é o currículo oculto?
- O currículo oculto refere-se ao processo de aprendizagem processual (implícita) socializador e colateral ao currículo escolar formal, que permeia as normas de comportamento social (valores, mensagens de natureza afetiva entre outros).
Como o currículo pode ser construído?
- Dessa forma, o avanço escolar de um currículo pode ser construído com base nos interesses dos alunos e da comunidade escolar e acontecerá por meio do diálogo, da problematização do contexto real e da provocação da consciência crítica dos envolvidos de forma explícita, tanto nas propostas escolares quanto nas práticas em sala de aula.
Como o currículo deve estar relacionado com a realidade do aluno?
- Pressupostos sobre Currículo Oculto O currículo deve estar relacionado com o contexto social e econômico em que o aluno convive no seu cotidiano, isso se torna verdade se o professor utilizar-se da sua formação e experiência para relacionar suas práticas pedagógicas com a realidade de seu aluno, como diz Sacristán (2000, p. 129),