O que se estuda na toxicologia ocupacional?
Índice

O que se estuda na toxicologia ocupacional?
Toxicologia ocupacional Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. São estudados os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados.
Quais tipos de toxicologia?
Vejamos a seguir algumas delas:
- Toxicologia ocupacional. ...
- Toxicologia ambiental. ...
- Toxicologia alimentar. ...
- Toxicologia Forense. ...
- Toxicologia de Medicamentos. ...
- Toxicologia de Medicamentos. ...
- Toxicologia Analítica.
Como agentes toxicológicos podem afetar a saúde ocupacional?
Inalação de alguns tipos de gases e vapores irritantes, como por exemplo: dióxido de enxofre, cloro, amônia, fosgênio, outros, podem provocar algumas doenças, tais como rinite, bronquite, alveolite, enfisema, asma, alveolite, outras.
O que é tolerância toxicológica?
-Tolerância: É a diminuição dos níveis plasmáticos esperados quando da utilização contínua de determinados medicamentos, havendo necessidade de doses crescentes para obtenção dos efeitos iniciais.
Como se apoia a toxicologia?
- A toxicologia se apoia, então, em 3 elementos básicos: 1) o agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) o sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; 3) o efeito resultante que deverá ser adverso (ou tóxico) para o SB. 2) ÁREAS DA TOXICOLOGIA
Quais são os efeitos da toxicologia?
- Alguns exemplos de efeitos nocivos são: irritação ocular, danos hepáticos, propagação de doenças (cirrose hepática e pulmonar), desenvolvimento de câncer, entre outros. Mas, antes de destrinchar o que é toxicologia na prática, vale lembrar como se originou essa ciência.
Como é desenvolvida a toxicologia?
- A toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, oferecendo cada um contribuições específicas em uma ou mais áreas de atividade permitindo assim, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e o desenvolvimento das áreas de atuação.
Qual o desafio da toxicologia?
- O grande desafio da toxicologia é estabelecer o uso seguro das substâncias químicas, uma vez que nem todos irão responder às substâncias exatamente da mesma maneira. Muitos fatores, incluindo a quantidade e a duração da exposição, a suscetibilidade de um indivíduo e a idade, podem ser diferentes.