O que a espasticidade pode causar?
Índice
- O que a espasticidade pode causar?
- Por que acontece o Clonus?
- O que aumenta a espasticidade?
- O que fazer para melhorar espasticidade?
- Como a espasticidade afeta o músculo?
- Por que os músculos espásticos são contraídos?
- Qual a característica dos músculos espásticos?
- Quais são os sintomas da espasticidade?

O que a espasticidade pode causar?
A espasticidade resulta em uma série de agravantes para quem sofre com o transtorno. Além da contração involuntária dos músculos, a condição pode causar o cruzamento involuntário dos membros inferiores, conhecido também como "tesoura" e, consequentemente, dificuldades na mobilidade e na caminhada.
Por que acontece o Clonus?
Clonus ou Clónus (da palavra Grega para "movimento confuso, violento") é uma série de contrações musculares involuntárias devido a um estiramento súbito do músculo.
O que aumenta a espasticidade?
A espasticidade ocorre no acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesão medular e na paralisia cerebral. Também pode estar presente em neoplasias do sistema nervoso, em doenças heredo-degenerativas e desmielinizantes.
O que fazer para melhorar espasticidade?
Na espasticidade, é comum a aplicação de técnicas como a crioterapia. A medida consiste na aplicação de frio nos músculos para retardar os reflexos que provocam a contração. Também é possível a aplicação de calor, que reduz a dor pelo relaxamento temporário do músculo.
Como a espasticidade afeta o músculo?
- BRITTON (2000); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO (2006). A espasticidade não afeta apenas um músculo isolado, mas sempre ocorre em grupamentos musculares (TIMO-IARIA & SILVA, 2003).
Por que os músculos espásticos são contraídos?
- Os músculos espásticos apresentam-se contraídos, com menor capacidade para relaxar e para produzir força. Por estes motivos pode surgir incapacidade para levantar o braço, esticar o cotovelo e abrir a mão e podem ocorrer quedas frequentes durante a marcha ou dores fortes nos movimentos realizados pelo próprio ou pelos cuidadores.
Qual a característica dos músculos espásticos?
- Os músculos espásticos ao serem palpados apresentam-se firmes quanto à contração causada pela espasticidade forte. Ao movimentar o segmento, no inicio do movimento há intensa resistência, mas depois essa resistência cessa, Sherrington denominou essa característica de “ sinal de canivete” (TIMO-IARIA & SILVA, 2003; KUMAGAI et al., 1998)
Quais são os sintomas da espasticidade?
- Os sintomas da espasticidade podem ser: Contração permanente do músculo e tendão devido à rigidez persistente e espasmos. Rigidez muscular. Rigidez articular. Movimentos involuntários bruscos. Reflexos alterados. Postura incomum. Posicionamento anormal de dedos, pulsos, braços ou ombros.