Está acima do presidente?
Índice
- Está acima do presidente?
- O que é uma norma infralegal?
- Qual a maior de todas as leis?
- Quem manda no Brasil é o Presidente?
- Quais são as normas infralegais?
- O que é uma resolução e para que serve?
- Qual a ordem hierárquica entre as normas brasileiras?
- Qual a diferença entre a Constituição e a Constituição de 1989?
- Quais são os elementos constitucionais da CF de 1988?
- Quais são os consagrados nas normas constitucionais?
- Quais são os atos constitucionais transitórios?

Está acima do presidente?
CF/1967, art 80 - "Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal."
O que é uma norma infralegal?
[ Jurídico, Jurisprudência ] Que está em posição inferior a uma lei, na disposição hierárquica jurídica (ex.: normas infralegais).
Qual a maior de todas as leis?
Daí é que se inferir que a Constituição é a lei máxima de um País, devendo todas as demais leis estar em conformidade com ela. Delinearemos alguns aspectos de nosso ordenamento, a sua funcionalidade e hierarquia em nosso direito. Por fim a conclusão sobre o que aqui versamos.
Quem manda no Brasil é o Presidente?
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
Quais são as normas infralegais?
A ILEGALIDADE OU INCONSTITUCIONALIDADE DE ATOS Abaixo das leis, encontram-se as normas infralegais. Elas são normas secundárias, não tendo poder de gerar direitos, nem, tão pouco, de impor obrigações. Não podem contrariar as normas primárias (a legislação constitucional e a infraconstitucional), sob pena de invalidade.
O que é uma resolução e para que serve?
Resolução é uma norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil, ou do Conselho de Ministros, no caso de Portugal. ... As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los. As resoluções podem produzir efeitos externos.
Qual a ordem hierárquica entre as normas brasileiras?
Assim, e de acordo com os doutrinadores já mencionados, pode-se concluir que existe uma hierarquia entre as normas, que podem ser assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução);
Qual a diferença entre a Constituição e a Constituição de 1989?
- "A Constituição de 1989, explica, prevê a separação dos poderes para haver um controle do poder pelo próprio poder, pela própria interação entre eles. As Forças Armadas não estão nesse jogo, elas não fazem parte do jogo político", explica Dias.
Quais são os elementos constitucionais da CF de 1988?
- No mapa mental acima, ainda fazemos referência aos elementos da CF de 1988, pois uma vez ou outra aparece em prova esse assunto, conforme abaixo (CONSESP – Procurador Jurídico – 2015): Essa classificação dos elementos constitucionais foi elaborada por José Afonso da Silva, conforme segue:
Quais são os consagrados nas normas constitucionais?
- São os consagrados nas normas destinadas a assegurar a solução de conflitos constitucionais, a defesa da Constituição, do Estado e das instituições democráticas, tais como os encontrados nos artigos 34 a 36 e os artigos 59, I e 60 (processo de emendas à Constituição), bem como o artigo 102, I, alínea a (controle de constitucionalidade).
Quais são os atos constitucionais transitórios?
- Trata-se dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, os quais se exaurem tão logo cumprem o seu papel transitório. É importante salientar, contudo, que podem ser objeto de controle de constitucionalidade e possuem a mesma hierarquia das normas centrais.