Quais as consequências da diminuição da camada de ozônio para a saúde humana?

Quais as consequências da diminuição da camada de ozônio para a saúde humana?
Ouça em voz altaPausarDe acordo com números do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da Camada de Ozônio, aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, provocados por catarata, surgem no mundo.
Como ocorre a ausência de ozônio na camada?
- Ao entrarem em contato com a camada, as moléculas dessas substâncias promovem a decomposição da molécula de ozônio (O3), criando-se assim gás oxigênio (O). A ausência de ozônio na camada desfaz sua função central de filtrar os raios ultravioletas.
Como é composta a camada de ozônio?
- Sem a camada de ozônio não haveria qualquer tipo de ser vivo habitando o planeta Terra, pois os efeitos da radiação ultravioleta inviabilizariam qualquer possibilidade de vida. Mostramos aqui como essa camada é composta e quais substâncias e fatores estão contribuindo para o seu desaparecimento.
Qual a função primária da camada de ozônio?
- A importância central da camada de ozônio é impedir a entrada dos raios ultravioletas. Ao realizar essa função primária, os resultados são positivos, pois o filtro UV impede o aquecimento da Terra, que não desenvolve o efeito estufa ou aquecimento global, não havendo o derretimento das calotas e, consequentemente, o aumento do nível dos oceanos.
Qual a relação entre a camada de ozônio e o efeito estufa?
- Qual é a relação entre a camada de ozônio e o efeito estufa? O efeito estufa e a camada de ozônio estão entre os dois principais fenômenos naturais que garantem a manutenção da vida no planeta Terra. O efeito estufa age em conjunto com a camada de ozônio, garantindo uma temperatura adequada para a sobrevivência dos seres vivos.