adplus-dvertising

Como calcular o período de um planeta?

Índice

Como calcular o período de um planeta?

Como calcular o período de um planeta?

O quadrado do período de revolução de um planeta ao redor do Sol (T2) é diretamente proporcional ao cubo da distância que os separa (r3). Sabemos que as órbitas dos planetas são elípticas, porém, para a dedução da Terceira Lei de Kepler, vamos considerar uma órbita circular.

Como calcular a velocidade orbital de um planeta?

A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.

Como calcular a terceira lei de Kepler?

A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.

Como calcular o período orbital de um planeta?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³).

Como calcular a órbita de um planeta?

A velocidade orbital (o quão rápido voa o satélite pelo espaço) é calculado multiplicando-se a velocidade angular pelo raio da órbita.

Qual é a velocidade orbital dos planetas?

A velocidade orbital de um planeta é a velocidade em que ele gira em torno do Sol, o objeto mais massivo....Velocidades orbitais dos planetas e planetas anões.
ObjetosVelocidade orbital média
Vênus35.02 km/s
Terra29.78 km/s
Marte24.07 km/s
Ceres17.88 km/s

Qual a constante de Kepler?

A constante K é chamada constante de Kepler e é igual para todos os corpos que orbitam em torno do mesmo astro. Tabela 1: Cálculo da constante de Kepler para órbitas em torno do Sol....Lei dos Períodos.
SatéliteGanymede
Período (anos)1,959E-02
Distância média a Júpiter (UA)7,15E-03
Constante de Kepler1,05E+03
Mais 3 colunas

Como obter os parâmetros orbitais de Kepler?

  • Os cálculos em si ficam fáceis com o uso de computadores, então a parte realmente complicada é obter os parâmetros orbitais de Kepler. Mas se você consegui-los, basta inseri-los em códigos de softwares específicos e gerar previsões das posições do objeto no passado e no futuro.

Qual a velocidade orbital de um satélite?

  • A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.

Qual a sua posição orbital?

  • Com esta posição orbital, o satélite dispõe de um horizonte artificial onde é visto, e ilumina em termos radioelétricos, a mesma área continental que pode ir de Portugal à América, ou cobrir uma substancial parte da Europa e da África.

Qual era o maior número de dados para a órbita de Marte?

  • O planeta para o qual havia o maior número de dados era Marte, naquela época. Kepler conseguiu estudar sua órbita e determinar as diferentes posições da Terra após cada período sideral de Marte, e assim conseguiu traçar a órbita da Terra. Ainda, descobriu que essa órbita está em um círculo excêntrico, com o Sol um pouco afastado do centro.

Postagens relacionadas: