Porque estudar para área fiscal?
Índice
- Porque estudar para área fiscal?
- O que estudar para auditoria?
- O que estudar primeiro para a Receita Federal?
- O que faz a área fiscal?
- Qual a importância de estudar auditoria?
- Como melhorar auditoria?
- Como estudar para a Receita Federal do zero?
- O que é a área fiscal de uma empresa?
- Qual o nível de exigência das carreiras fiscais?
- Como estudar para concursos fiscais?
- Por que a carreira fiscal é atrativa?
- Como começar a estudar a área fiscal?

Porque estudar para área fiscal?
Para quem tem nível superior, a área Fiscal é a de menor risco de investimento, tanto de tempo como de dinheiro, segundo o professor Montoto. Isso porque cerca de 100 concursos são abertos por ano, distribuídos nos fiscos municipais, estaduais e federal.
O que estudar para auditoria?
Assuntos mais cobrados para Auditoria
- Testes e Procedimentos de Auditoria;
- Relatórios e Pareceres;
- Documentação/Papéis de Trabalho;
- Testes em Áreas Específicas;
- Aspectos Gerais de Auditoria Interna;
- Materialidade, Relevância e Risco de Auditoria;
- Amostragem;
- Controle Interno;
O que estudar primeiro para a Receita Federal?
Existe algumas matérias bases para os concursos da Área Fiscal como um todo, não são diferentes para a Receita Federal, são elas:
- Português;
- Direito constitucional;
- Raciocínio lógico;
- Direito administrativo;
- Contabilidade Geral;
- Direito tributário.
O que faz a área fiscal?
O que é a área Fiscal? Antes de tudo, dentro da Administração Pública, a área Fiscal é responsável pela fiscalização de tributos. Nesse sentido, sua principal responsabilidade é a inspeção fiscal e a arrecadação tributária. Mas, é comum que muitas pessoas confundirem tributos com impostos.
Qual a importância de estudar auditoria?
Ela serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões.
Como melhorar auditoria?
As melhores práticas para uma auditoria de qualidade incluem realizar os procedimentos corretos, garantir autonomia e acesso ao auditor, conhecer e definir os objetivos da auditoria, planejá-la adequadamente, além de garantir que ela seja feita de maneira otimizada e no momento correto.
Como estudar para a Receita Federal do zero?
Ou seja, quem deseja se tornar Auditor Fiscal da Receita Federal terá que possuir um nível de preparação excelente em contabilidade. Além disso, eu apostaria que, no próximo edital, contabilidade esteja entre as disciplinas que possam ser cobradas na prova discursiva.
O que é a área fiscal de uma empresa?
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.
Qual o nível de exigência das carreiras fiscais?
- Um dos requisitos que as Carreiras Fiscais exigem é que o candidato tenha nível superior. Na maioria dos casos, porém, como ocorre com a Receita Federal, não há exigência de formação específica, podendo o candidato possuir curso superior em qualquer área.
Como estudar para concursos fiscais?
- Uma das grandes vantagens em estudar para carreiras fiscais é que a maior parte do conteúdo programático é comum, ou seja, a maior parte das matérias cobradas cai na maioria dos concursos da área. Ou seja, estudando para um concurso fiscal você está, na verdade, estudando para muitos outros!
Por que a carreira fiscal é atrativa?
- A carreira fiscal é uma das mais atrativas na área pública porque proporciona excelentes remunerações, além do status que decorre do cargo. Além disso, sempre há muitos concursos, porque a fiscalização tributária deve ser exercida tanto pela União como pelos Estados e Municípios.
Como começar a estudar a área fiscal?
- Antes de começar a estudar as matérias específicas do concurso que já tem edital aberto, você deve dominar TODAS as disciplinas básicas, o que vale para qualquer área de estudo. A concorrência nas provas da área fiscal está muito alta, com notas de corte entre 85% e 90%.