O que estudar de Direito Tributário para OAB?
Índice
- O que estudar de Direito Tributário para OAB?
- O que cai em Direito Tributário?
- Quantas questões de Direito Tributário cai na prova da OAB?
- O que mais cai de tributário na OAB?
- O que mais cai em Direito Administrativo na OAB?
- Quantas matérias caem na prova da OAB?
- O que é mais cobrado em Direito Administrativo?
- Qual é o planejamento de Estudos da OAB?
- Por que o direito tributário é uma disciplina extensa?
- Quais são as questões da prova de Direito tributário?
- Qual a jurisprudência dos tribunais superiores?

O que estudar de Direito Tributário para OAB?
Quais são os assuntos mais cobrados em Direito Tributário?
- 1- Crédito Tributário. ...
- 2- Obrigação Tributária. ...
- 3- Legislação Tributária – exigência de Lei Complementar. ...
- 4 – Princípios e limitações constitucionais ao poder de tributar. ...
- 5 – Tributos em espécie e Repartição da Competência Tributária.
O que cai em Direito Tributário?
Em primeiro lugar, é importante definir o que é Direito Tributário. Trata-se do ramo do Direito Público que se debruça sobre questões relativas ao Fisco e aos contribuintes. Em outras palavras, falar de Direito Tributário é falar do estudo jurídico da tributação em suas diferentes formas e finalidades.
Quantas questões de Direito Tributário cai na prova da OAB?
Está estudando para OAB? Confira uma preparação exclusiva!
Disciplina* | Número de questões |
---|---|
Direito Constitucional | 7 |
Direitos Humanos | 2 |
Direito Internacional | 2 |
Direito Tributário | 5 |
O que mais cai de tributário na OAB?
Bons estudos! 1º lugar: Princípios Constitucionais (11 vezes); 2º lugar: Responsabilidade Tributária (10 vezes); 3º lugar: Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário (8 vezes); 4º lugar: Empatados - Espécies Tributárias e Extinção da Exigibilidade do Crédito Tributário (6 vezes);
O que mais cai em Direito Administrativo na OAB?
Tomando como referência somente os exames aplicados pela FGV, historicamente, os temas mais cobrados em Direito Administrativo são: Agentes públicos (sentido amplo, que engloba: conceito, classificação e, principalmente, lei 8.112/90 e disposições constitucionais da Administração);
Quantas matérias caem na prova da OAB?
A primeira etapa da prova da OAB é composta por 80 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com o conteúdo de 17 disciplinas previstas no edital.
O que é mais cobrado em Direito Administrativo?
Fazendo uma análise de questões dos concursos de nível superior dos últimos anos elaborados pelo CESPE/CEBRASPE (20 – total de 1800 questões), percebe-se que o assunto mais cobrado é licitações (350 questões), seguido de Improbidade (175 questões), Atos Administrativos (157 questões), Organização da ...
Qual é o planejamento de Estudos da OAB?
- Conheça o Plano de Estudos OAB Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é Ricardo Torques, professor e coordenador do Estratégia OAB. Neste arquivo apresentamos um planejamento de estudos para os últimos 30 dias antes da prova da OAB.
Por que o direito tributário é uma disciplina extensa?
- Vimos acima que o Direito Tributário não é uma disciplina extensa. E além de não ser extensa, há determinados temas que são preferidos pelos Examinador na 1ª fase do Exame de Ordem, o que reduz, ainda mais, o “tamanho” da disciplina. Separamos a quantidade de questões em macro temas que correspondem à divisão dos temas em nossas aulas:
Quais são as questões da prova de Direito tributário?
- No total, temos 5 questões de Direito Tributário na 1ª fase da OAB: em regra, três delas têm um nível mais baixo de complexidade, uma tem um nível médio e a outra é considerada difícil! Assim, em termos gerais, ao menos metade da prova de Direito Tributário não é tão difícil (mas não significa que é fácil).
Qual a jurisprudência dos tribunais superiores?
- Jurisprudência dos Tribunais Superiores (STJ e STF), em regra a sumulada. De modo geral, esses são os diplomas normativos sobre os quais a FGV elabora as questões referentes à primeira fase do Exame de Ordem. São leis “curtas”, com poucos artigos, se comparadas com o CC, com o CPC, com a CLT, com o CP e com o CPP.