O que estudar para o Enem 2020 filosofia?

O que estudar para o Enem 2020 filosofia?
A prova de filosofia divide com história, geografia e sociologia a área de Ciências Humanas....Assuntos recorrentes
- Aristóteles e escola helenística.
- Escola de Frankfurt.
- Escola sofística, Sócrates e Platão.
- Filosofia contemporânea.
- Filosofia Medieval.
- Idealismo alemão.
- Immanuel Kant.
- O surgimento da Filosofia.
O que cai em Filosofia e sociologia no Enem?
O Enem se preocupa com três temas principais: Filosofia Política, Teoria do Conhecimento e Ética....Entre os 5 tópicos mais recorrentes em Sociologia, estão:
- Sociologia Contemporânea - 34,4%
- Cidadania - 15,6%
- O mundo globalizado - 9,4%
- Economia e sociedade - 9,4%
- Política, poder e estado - 9,4%
O que mais cai em filosofia?
Abaixo, confira o que mais cai de Filosofia no Enem e, com isso, descubra quais temas merecem um pouco mais de atenção ao se preparar para a prova!...Anote aí:
- idealismo transcendental;
- utilitarismo;
- marxismo;
- fenomenologia;
- niilismo;
- materialismo;
- estruturalismo;
- pós-estruturalismo.
Quais são as questões de Filosofia Política do Enem?
- Nas questões de Filosofia Política do Enem destacam-se: Maquiavel - seu livro O Príncipe é um marco da separação entre a moral e o Estado. O príncipe (governo) age a partir de uma lógica e princípios que são diferentes dos do povo. Daí a sua célebre frase que afirma que "os fins justificam os meios".
Como começar seus estudos para o ENEM?
- É interessante começar seus estudos para o Enem na área de Filosofia a partir de uma perspectiva histórica, conhecendo as principais correntes de pensamento, os filósofos mais relevantes em cada período e suas contribuições. Veja: Era Pré-Socrática — com Tales de Mileto, Parmênides, Heráclito e Pitágoras;
Por que o candidato deve estudar filosofia do exame?
- Eu costumo dizer em sala de aula que para que o candidato se saia bem nas questões de Filosofia do exame, ele deve: 1) ter estudado, de forma ampla, toda a História da Filosofia (dos pré-socráticos à filosofia contemporânea que é produzida ainda hoje por autores como Peter Singer, Slavoj Zizek e Jürgen Habermas);
Como se preparar para o ENEM?
- Na sua preparação para o Enem, preze pelo entendimento dessas correntes filosóficas de forma contextualizada. Estudar a matéria associando a acontecimentos históricos e geopolíticos, por exemplo, é uma boa pedida. Afinal, as principais contribuições de filósofos são reações a movimentos da sociedade.