adplus-dvertising

Qual a diferença entre Psicologia Hospitalar e da saúde?

Índice

Qual a diferença entre Psicologia Hospitalar e da saúde?

Qual a diferença entre Psicologia Hospitalar e da saúde?

Diferente da psicologia da saúde, que é voltada para os três ambitos de atenção (primario, secundário e terciário), a Psicologia Hospitalar se envolve apenas com os dois últimos. E o profissional dessa área tem sua atuação restrita a instituições de saúde.

O que um psicólogo hospitalar não pode fazer?

A atuação sempre prioriza o reconhecimento do paciente como uma pessoa, muito além do quadro de doença. O psicólogo hospitalar não pode, porém, dar qualquer informação sobre o diagnóstico do paciente, interferir na conduta médica, informar falecimento ou aplicar testes.

Qual o foco do atendimento em Psicologia Hospitalar?

Desse modo, o foco do atendimento é pautado por práticas que vão além de diagnóstico e do tratamento. Ou seja, o atendimento consiste em observar as reações do paciente em relação à sua realidade, uma vez que o sofrimento contribui para o agravamento do quadro clínico.

Qual o conceito da Psicologia da Saúde?

A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.

Em que níveis da saúde a Psicologia Hospitalar faz intervenções?

De acordo com o CFP, Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de ...

Quais são as áreas afins da Psicologia Hospitalar?

Psicopatologia e Psicofarmacologia no Contexto Hospitalar;

  • Cuidados Paliativos ao Paciente Terminal;
  • Avaliação Psicológica (Exclusiva para Psicólogos);
  • Aspectos Emocionais da Doença Crônica;
  • Prática da Psicologia Clínica em Hospitais;
  • LIBRAS;
  • Práticas Supervisionadas;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;

O que fazer para ser psicólogo hospitalar?

É possível fazer o curso de pós-graduação na modalidade presencial e a distância. Há ainda outra alternativa para conseguir o título de especialista em Psicologia Hospitalar: o concurso realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Trata-se de uma prova teórica e prática.

Qual a atuação da psicologia hospitalar?

  • A psicologia hospitalar visa a minimização do sofrimento pelo pasciente enquanto esta hospitalizado levando em consideração inúmeros aspectos, um leque inúmero de opções de atuação, que tem características próprias e já adequadas ao campo da psicologia hospitalar que acabam interferindo de maneira direta no desempenho do psicólogo.

Como se especializar em Psicologia Hospitalar?

  • Para se especializar em psicologia hospitalar, é preciso antes ter graduação em psicologia. Assim, ao estar registrado no Conselho e apto a exercer a profissão, o psicólogo pode escolher fazer uma especialização em psicologia hospitalar. O certificado de especialista não é exigência para conseguir emprego na área.

Por que o psicólogo hospitalar começou a ser indispensável?

  • O psicólogo hospitalar começou a ser indispensável a parti do momento em que as doenças psicossomáticas começaram a ser aceitas como plausíveis de existência pela medicina.

Quais são os hospitais gerais para o psicólogo?

  • Os hospitais gerais constituem um novo campo de trabalho para o psicólogo, não só em função da proposta de atenção integral à saúde, como também em função da crise enfrentada pela clínica privada.

Postagens relacionadas: