O que se estuda em atomística?
O que se estuda em atomística?
Atomística: O estudo do átomo e suas propriedades.
Quais são os átomos?
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. ... Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.
Qual é a importância de ser estudar um átomo?
A importância do átomo se dá pelo fato de o átomo é a menor unidade de uma matéria, ou seja, o átomo está na formação de tudo. Dessa forma, entender os átomos é sinônimo de entender a composição de corpos e matérias, o que é motivo de amplos estudos.
O que é átomo é como ele é formado?
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
Qual é o modelo de átomo?
- Hoje, o modelo de átomo amplamente aceito é o do físico dinamarquês Niels Bohr, que reúne parte das ideias de Ernest Rutherford, físico e químico neozelandês. Ele diz que o átomo é composto por um núcleo com carga positiva e que, em seu redor, partículas com cargas negativas, chamadas de elétrons, giram em órbitas com diferentes níveis energéticos.
Quais são os átomos com a mesma massa atômica?
- São átomos que possuem semelhança no número de massa, como o potássio e o argônio: Apesar das diferenças nas partículas que compõem o núcleo desses átomos, eles possuem a mesma massa atômica. Quando duas espécies químicas (átomos ou íons) apresentam o mesmo número de elétrons.
Qual a origem da palavra átomo?
- A palavra átomo é de origem grega e significa “sem parte” ou “indivisível”. Atualmente, já são conhecidas as chamadas partículas subatômicas, que comprovam que o átomo é divisível, porém foi mantido seu nome, devido ao tempo que vinha sendo utilizado.
Por que o átomo é composto?
- Apesar do nome ser utilizado até hoje, sabe-se que o átomo é composto por partículas subatômicas, que o caracterizam como uma estrutura divisível.