O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?
Índice
- O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?
- Como saber se o problema é amortecedor ou mola?
- Porque trocar o amortecedor do carro?
- Como saber se o amortecedor traseiro do carro tá ruim?
- Por que o amortecedor está mais desgastado?
- Quais são os movimentos do amortecedor?
- Como os amortecedores são solicitados?
- Como identificar problemas no amortecedor?
![O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?](https://i.ytimg.com/vi/nY3L7YDtUrs/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLD7gPD0Q_VIQzn7M5yg2-PCNgnSCA)
O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Como saber se o problema é amortecedor ou mola?
Nesse caso, é necessário uma inspeção visual para se verificar o estado das molas, que não podem apresentar oxidação, deformação ou falhas de pintura. No caso dos amortecedores, deve-se observar se há vazamentos e deformações nos tubos, buchas, fixações e no guarda-pó.
Porque trocar o amortecedor do carro?
Com os amortecedores desgastados, o carro fica mais instável, principalmente em curvas. Isso ocorre porque o veículo fica mais solto, balança mais e, assim, aumenta a dificuldade em manter a direção. Mesmo em linha reta, ao acelerar e frear, o automóvel balança bastante, gerando grande desconforto.
Como saber se o amortecedor traseiro do carro tá ruim?
Se o carro está balançando muito em variações da pista ou então a traseira começa a balançar exageradamente, pode começar a desconfiar. Ou se ao entrar em uma curva parece que o automóvel desgruda e joga sua traseira, também é bem provável que o amortecedor seja o responsável.
Por que o amortecedor está mais desgastado?
- Esse movimento é muito mais aparente em situações em que os amortecedores estão mais desgastados, pois a energia do movimento não é devidamente absorvida por eles. Em situações de aceleração brusca, o amortecedor suaviza o solavanco produzido, garantindo o conforto do motorista e dos passageiros.
Quais são os movimentos do amortecedor?
- Movimentos excessivos para a direita ou para a esquerda; rajadas de vento, condições da estrada e movimentos do volante. O amortecedor ou a mola controlam o movimento de compressão (ou extensão), enquanto os amortecedores do lado oposto estão controlando um movimento de rebote (para cima).
Como os amortecedores são solicitados?
- Quando o carro freia, os amortecedores da frente são solicitados a absorver a energia mecânica causada pelo deslocamento do centro de gravidade do carro para frente. A inércia do chassi tendendo a ir para frente também solicita os amortecedores traseiros, que evitam que as rodas traseiras saiam do chão.
Como identificar problemas no amortecedor?
- Como identificar problemas no amortecedor? Algumas boas práticas são indispensáveis para manter seu veículo sempre em bom estado. Saber identificar os problemas é o primeiro passo para a manutenção responsável, e é uma etapa que pode ser bem feita sem conhecimentos técnicos avançados, apenas com um olhar atento e boa disciplina.