Quais os principais fatores que estimulam a secreção de insulina?
Índice
- Quais os principais fatores que estimulam a secreção de insulina?
- Em que situação o hormônio insulina e glucagon são liberados?
- Qual a importância dos hormônios insulina e glucagon para o nosso metabolismo?
- Qual a secreção de insulina estimulada?
- Como funciona a insulina no sangue?
- Quais são os fatores envolvidos na secreção de insulina?
- Será que a insulina não consegue entrar nas células?
Quais os principais fatores que estimulam a secreção de insulina?
Diversos fatores podem estimular ou inibir a produção da insulina. Por exemplo, exercícios físicos, jejum e substâncias como galanina e pancreastamina inibem sua produção. Por outro lado, aminoácidos (arginina, lisina e alanina), cálcio, potássio, glucagon, secretina e colestocinina estimulam a secreção desse hormônio.
Em que situação o hormônio insulina e glucagon são liberados?
Quando a concentração da glicose sanguínea no sangue está abaixo do normal, há um aumento na liberação de glucagon e diminuição na liberação da insulina.
Qual a importância dos hormônios insulina e glucagon para o nosso metabolismo?
O glucagon faz o papel inverso da insulina. E juntos, insulina e glucagon equilibram e controlam o teor de açúcar no organismo. O glucagon é produzido pelo pâncreas para os momentos de hipoglicemia, ou seja, quando a glicose presente nas células começa a cair para níveis em que falta combustível ao corpo.
Qual a secreção de insulina estimulada?
- A secreção de insulina estimulada é aquela que ocorre em resposta a um estímulo exógeno, representando-se por uma resposta das células B às refeições. A glucose é o estimulador mais potente da libertação de insulina. A partir de observações de pâncreas de ratos demonstrou-se que existe uma libertação bifásica da insulina em resposta à glucose.
Como funciona a insulina no sangue?
- Produzida pelo pâncreas, a insulina é responsável por controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue O hormônio funciona como uma "chave" e tem como principal função permitir a entrada da glicose nas células, onde a substância será usada como energia
Quais são os fatores envolvidos na secreção de insulina?
- Existem outros fatores que estão envolvidos na regulação da secreção de insulina, que se podem dividir em três categorias: estimulantes diretos, agentes que são conhecidos por estimularem a libertação de insulina de uma forma direta; amplificadores, que parecem potenciar a resposta das células B na presença de glucose; e inibidores.
Será que a insulina não consegue entrar nas células?
- Se o organismo não produzir a quantidade adequada de insulina, o açúcar presente no sangue (glicose) não consegue entrar nas células, permanecendo a corrente sanguínea. Se o nível de glicose for muito alto, caracteriza-se de hiperglicemia.