adplus-dvertising

Que benefícios trouxeram para a comunidade surda?

Índice

Que benefícios trouxeram para a comunidade surda?

Que benefícios trouxeram para a comunidade surda?

A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.

O que mudou para a comunidade surda brasileira?

Uma conquista muito importante deu-se com a Lei nº 40.436, de 24 de abril de 2002, que determinou que a Libras deve ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira e que o poder público deve fornecer meio para o uso e difusão da Libras no Brasil.

O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas surdas na nossa sociedade?

Saber se comunicar (mesmo que em um nível básico) pela língua materna da comunidade surda é muito importante. Se a pessoa surda for um familiar, torna-se ainda mais fundamental conhecer a Libras para estreitar os laços, trocar ideias, aprender e ensinar, compartilhar a vida. 2. Procure instituições especializadas.

Como conhecer a realidade da comunidade surda?

  • [4] É importante conhecer a realidade da comunidade surda, que na verdade, é uma comunidade linguística, pois tem a sua própria língua materna que não é o Português, e sim, a Líbras. Infelizmente, muita gente pensa que só com leitura labial se resolve tudo, mas não é assim.

Como as leis brasileiras influenciaram a comunidade surda?

  • As leis brasileiras foram influenciadas por documentos internacionais, que contribuíram à medida que a comunidade surda ganhou força para lutar por seus direitos. Nossas investigações partiram do ponto em que a sociedade ainda é enraizada historicamente em valores que reproduzem pensamentos preconceituosos.

Qual a importância da lei sobre a surdez?

  • Nessa parte da Lei nº 10.436 – Lei de Libras é trazida uma questão de suma importância para as pessoas que apresentam surdez. Trata-se do atendimento quanto aos serviços de saúde, que devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo.

Qual a lei que regulamenta a educação de pessoas surdas?

  • No ano de 2005, em Brasília, no dia 22 de dezembro, foi assinado o Decreto da Lei de Libras n.º 5.626, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002 no que diz respeito à formação de profissionais para atuar na educação de pessoas surdas. REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA

Postagens relacionadas: