adplus-dvertising

O que não entra no cálculo do CUB?

Índice

O que não entra no cálculo do CUB?

O que não entra no cálculo do CUB?

A ABNT determina que não devem entrar nesse cálculo: fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático, elevadores, equipamentos e instalações, como fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, projetos arquitetônicos, ...

O que é a taxa CUB?

CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador monetário que mostra o custo básico para a construção civil. Seu objetivo básico é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos do setor da construção civil.

Quais são os materiais necessários para o cálculo do CUB?

  • Para a realização do cálculo CUB, devem ser considerados os seguintes itens: materiais de construção, mão de obra e equipamentos. Em materiais de construção entram itens como concreto, cimento, fechaduras, areia, vidro e outros.

Qual o valor do CUB?

  • O CUB, valor R$/m², já é previamente estipulado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.

Por que o CUB deve ser utilizado?

  • É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.

Quando serão levantados os valores do CUB?

  • Os valores do CUB são levantados a nível estadual e os sindicatos da indústria e construção civil (Sinduscon) devem disponibilizá-los até o quinto dia do mês seguinte. Por exemplo, no mês de julho, os valores utilizados serão os obtidos no mês de junho.

Postagens relacionadas: