O que era a poesia na Grécia?
Índice
- O que era a poesia na Grécia?
- Como era a poesia na Grécia antiga?
- Quais as obras da literatura grega?
- Qual era a função da literatura para os gregos?
- Quando surgiu a literatura grega?
- Faz parte da literatura grega?
- Qual a origem da poesia grega?
- Qual a origem da poesia lírica grega?
- Quais são os períodos mais antigos da poesia helénica?
- Qual é a literatura grega?
O que era a poesia na Grécia?
Antes mesmo de utilizarem a escrita para fins literários, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada. Seus temas eram os mitos, em parte lendários, baseados na memória difusa de eventos históricos, além de um pouco de folclore e de especulação religiosa primitiva.
Como era a poesia na Grécia antiga?
A literatura grega antiga não era identificada desta forma no período em que foi criada. Possuía gêneros produzidos em formato de prosa e poesia. ... A epopeia, também conhecida como poesia épica, era escrita em versos, estruturados em narrativa. Esta possuía uma narrativa de extensão maior, e imitava temas sérios.
Quais as obras da literatura grega?
LIVROS COM A TEMÁTICA MITOLOGIA GREGA:
- Mitos gregos: O voo de Ícaro e outras lendas.
- A maldição de Édipo.
- Viagem ao reino das sombras.
- Afrodite: amores e traições.
- Ilíada.
- Odisseia.
- O destino de Perseu.
- A Grécia: mitos e lendas.
Qual era a função da literatura para os gregos?
Os gregos antigos acreditavam que a função da literatura era de ser hedonística e catártica. Hedonística porque ela proporcionava prazer, retratava o belo. ... As tragédias aliviavam as tensões e os conflitos do mundo grego e por isso, eles acreditavam que essas eram as principais funções da literatura, como arte.
Quando surgiu a literatura grega?
A literatura grega antiga tem início com a criação da escrita, por volta do século VIII a.C, e divide-se em três períodos: arcaico (até o fim do século VI a.C.), clássico (séculos V e IV a.C.), e helenístico (a partir do século III a.C.).
Faz parte da literatura grega?
Características e representantes da literatura grega Seus principais representantes são Homero e Hesíodo, nas epopeias; Pindaro e Safo, na poesia; Demóstenes, na oratória; Esopo, na fábula; Plutarco, na biografia; e Heródoto, na historiografia.
Qual a origem da poesia grega?
- Outra forma originada foi a poesia bucólica, com destaque para Teócrito no século III aC. Outra forma de poesia grega foi a dramática, que tinha características simultâneas épica e lírica: os narradores eram os personagens das ações, apresentando suas emoções.
Qual a origem da poesia lírica grega?
- A antiga poesia lírica grega, tal como representada por poetas como Safo e Píndaro, foi responsável pela definição do gênero lírico como é entendida hoje na literatura ocidental. Esopo escreveu a sua Fábulas no século XI aC.
Quais são os períodos mais antigos da poesia helénica?
- Deste modo, elegemos para campo da nossa análise precisamente os estratos mais antigos da poesia helénica, o chamado período homé rico e o seguinte, ou seja, aqueles que, lato sensu, podemos abranger na designação cómoda, embora inexacta, de época arcaica.
Qual é a literatura grega?
- Chama-se literatura grega o conjunto de escritos produzidos na área de influência da cultura grega, muito embora alguns não tenham sidos escritos em nenhum dos dialetos gregos. A Grécia tem uma rica e notável tradição literária com mais de 2800 anos de existência e com influências em várias épocas e culturas.