Qual era o papel das bandeiras e monções?
Índice
Qual era o papel das bandeiras e monções?
No início, basicamente explorar o território brasileiro, em busca de metais preciosos. As monções eram expedições oficiais, enquanto as bandeiras eram privadas. Com o passar do tempo, no entanto, as bandeiras variam seus objetivos, buscando caçar índios, destruir quilombos, entre outros.
O que eram as bandeiras e as mansões no movimento de interiorização do território brasileiro?
As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante.
Como se deslocaram as monções no mundo não cristão?
- As monções se deslocaram pelas bacias dos rios Paraná e Paraguai e também pelo pantanal sul-matogrossense e a bacia amazônica, terras que pertenciam à Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, assinado por portugueses e espanhóis em 1494, que dividia o mundo não cristão entre as duas potências europeias.
Quais são as entradas e bandeiras?
- Entradas e Bandeiras são designações convencionais de diversas expedições, organizadas e compostas por membros da sociedade civil brasileira, que tinham por objetivo a exploração territorial das possessões portuguesas no continente americano, bem como a captura e escravização de índigenas.
Quais foram as bandeiras paulistas?
- As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.
Quais foram os bandeirantes da Amazônia?
- Isto levou à organização das bandeiras, cujos financiadores e líderes ficaram conhecidos como bandeirantes. Alguns entraram para a história, como Raposo Tavares, Borba Gato e Fernão Dias Pais, o Caçador de Esmeraldas. A expansão territorial permitiu a ampliação da agricultura, a criação de gado bovino e, mais tarde, a extração de látex na Amazônia.