O que eram e para que serviam as trincheiras?
O que eram e para que serviam as trincheiras?
As trincheiras eram grandes valas cavadas no solo pelos próprios soldados, formando um corredor ou uma linha de defesa de determinada região estratégica, geralmente cobiçada por exércitos rivais.
O que significa ficar entrincheirado e trincheiras?
1. Fazer trincheira ou barricada, fortificar; 2. Buscar refúgio ou defender-se.
Quem cavou as trincheiras?
Começava uma nova fase da guerra, a chamada guerra de trincheiras. As trincheiras eram valas abertas com aproximadamente 2,5m de profundidade e 2m de largura, geralmente eram feitas por soldados tanto da Tríplice Entente quanto da Tríplice Aliança.
Qual era a realidade da trincheira?
- Isto era particularmente complicado em terrenos úmidos como o da França e da Bélgica onde as chuvas enchiam as trincheiras e favoreciam a transmissão de doenças. Apesar de termos a imagem que os soldados, numa trincheira, estavam combatendo o tempo todo, a realidade era bem distinta.
Qual o significado do termo trincheira?
- O termo trincheira designa, genericamente, qualquer tipo de escavação linear no solo. Eram valas escavadas no chão, com cerca de dois metros de profundidade e vários quilômetros de extensão. Nelas, milhões de soldados ficaram sujeitos à fome ao frio e ao medo constante da morte por bombardeios, granadas, tiros e doenças.
Quais eram as linhas de trincheiras?
- Tinham cerca de dois metros de profundidade ou o tamanho suficiente para que um homem pudesse estar inteiramente coberto e protegido. Desta maneira, a observação era feita através de telescópios e mais raramente, de observadores. Entre as linhas de trincheiras havia um espaço chamado de "terra de ninguém".
Quais eram as trincheiras da guerra?
- As trincheiras foram na verdade as linhas de frente, os locais mais perigosos. Por trás delas havia uma massa de linhas de abastecimento, estabelecimentos de formação, lojas, oficinas, enfermarias, além de outros equipamentos necessários à guerra, onde a maioria das tropas eram empregadas de fato.