Quem eram os nomos?
Quem eram os nomos?
Os nomos eram independentes, mas cooperavam quando havia problemas comuns, como abrir canais de irrigação, construir diques... As relações desses se transformaram até a formação do Reino do Baixo Egito, ao norte, e o Reino do Alto Egito, ao sul.
Quem era o chefe dos nomos?
O crescimento populacional e a expansão das atividades de caça, pesca e agricultura permitiu o surgimento de aldeias conhecidas como nomos. Cada nomo era dotado de uma concepção político-administrativa singular e tinha suas principais decisões tomadas por um chefe conhecido como nomarca.
O que eram os nomos e quem eram os Nomarcas?
Eram funcionários que se dedicavam ao faraó, poderiam ser de carater hereditário ou escolhidos pelo faraó. Cada nomo tinha um nomarca . Mas em época de guerra organizavam-se colocando como nomarca o filho do último administrador. Eram responsáveis por organizar o exército.
Quem eram os escravos do Egito antigo?
Em geral, os escravos do Egito eram descendentes de outros trabalhadores da corveia real. Os escravos eram classificados como trabalhadores domésticos, artesãos, artistas, trabalhadores do campo e operários de minas e pedreiras. Alguns escravos pertenciam ao Estado e aos templos do Egito Antigo.
Quem eram os funcionários do Faraó?
Um grande conjunto de funcionários públicos, militares de alta patente, fiscais e escribas eram utilizados para que o faraó estivesse ciente de todas as informações necessárias para a condução de seu governo.
Como era o Egito antes de sua unificação como se chamavam os líderes?
Estas tribos, formadas por clãs familiares, eram unificadas em pequenas confederações tribais denominadas nomos (ou sepat no egípcio antigo). ... Os líderes eram chamados denomarcas e, em geral, eram escolhidos entre os chefes dos clãs.