O que faziam os censores?
O que faziam os censores?
Exercendo um cargo temporário (5 anos), os censores deviam contar a população e classificá-la de acordo com seu nível de renda. Além disso, podiam conduzir trabalhos públicos e vigiar os cidadãos romanos. O edis tinham funções diversas.
O que são os pretores?
Pretor (em latim: Praetor) era um dos títulos concedidos pelo governo da Roma Antiga a homens que atuavam em duas diferentes funções oficiais: comandante de um exército (já em campanha ou, muito raramente, antes dela) ou um magistrado eleito para realizar diversas funções (que variaram em diferentes períodos da ...
Qual a origem dos dois censores?
- Em 131 a.C., os dois censores, Quinto Pompeu Rufo e Quinto Cecílio Metelo Macedônico, foram plebeus pela primeira vez. A razão para que houvesse sempre dois censores estava na origem da função, quando os dois cônsules realizavam o censo juntos.
Qual era o mandato dos censores?
- Os censores eram originalmente escolhidos por um lustro inteiro (um quinquênio), mas ainda no século V a.C. (433 a.C.), o mandato foi limitado a dezoito meses por uma lei outorgada pelo ditador Mamerco Emílio Mamercino. Os censores também se diferenciavam pelo status e pela dignidade ligada ao cargo.
Como eram eleitos os censores?
- Os censores eram eleitos pela Assembleia das centúrias, que se reunia sob a presidência de um dos cônsules.
Quem era o censor da Roma Antiga?
- Censor era um oficial da Roma Antiga responsável por realizar e manter os censos, garantir a "moralidade pública" (" Regimen morum ") e supervisionar certos aspectos das finanças governamentais. Esta função de garantir a moralidade é a origem do sentido moderno das palavras "censor" e censura ".