O que são dólmens menires e Cromeleques?
O que são dólmens menires e Cromeleques?
Ouça em voz altaPausarCromeleque: designação é dada a um agrupamento de menires e dólmens organizado em círculo. Os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou lugar de culto. Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo de fenômenos celestes.
O que são menires e Trilitos?
Ouça em voz altaPausarEstas pedras (os menires) deram origem às colunas. Mais tarde percebeu-se que, usando três elementos, era possível construir. Assim nasceu o dólmen (Bretão dol = mesa, men = pedra), em forma de mesa, ou o trilito (três pedras), formado por duas colunas que apoiavam uma arquitrave.
O que é estrutura Neolitica?
Ouça em voz altaPausarEstas estruturas geométricas de cobertura plana que dão acesso a uma galeria e câmara funerária subterrânea, foram pouco à pouco sendo desenvolvidas e ampliadas para expressar toda a importância da figura do faraó – quanto maior a pirâmide, mais importante a pessoa que seria enterrada dentro dela.
O que são os dólmens?
Ouça em voz altaPausarOs dólmens são monumentos megalíticos tumulares coletivos construídos por humanos (datados desde o fim do V milênio a.C. até ao fim do III milênio a.C., na Europa, e até ao I milênio, no Extremo Oriente).
O que são dólmens qual a função deles?
Ouça em voz altaPausarOs dólmens caracterizam-se por terem uma câmara de forma poligonal ou circular utilizada como espaço sepulcral. A câmara dolmênica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. ... A laje horizontal é designada de chapéu, mesa ou tampa.
Quais as características da arquitetura do Neolítico?
Ouça em voz altaPausarSua formação arquitetônica consistia em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, parecendo um teto.
O que são monumentos megalíticos quais seriam suas funções?
Ouça em voz altaPausarEm arqueologia, designa o conjunto de construções de grandes blocos de pedras, típicas das sociedades pré-históricas, edificadas essencialmente no período neolítico (por vezes também idade do Cobre e Bronze) com objectivos simbólicos, religiosos e principalmente funerários.