Quais as características dos poemas de Fernando Pessoa?
Quais as características dos poemas de Fernando Pessoa?
Escreveu poesia e prosa em português, inglês e francês, além de ter trabalhado com traduções e críticas. Sua poesia é repleta de lirismo e subjetividade, voltada para a metalinguagem. Os temas explorados pelo poeta são dos mais variados, embora tenha escrito muito sobre sua terra natal, Portugal.
O que é um heterônimo na literatura?
[ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).
O que é uma heteronímia?
[ Linguística ] Relação entre palavras que formam uma estrutura semântica mas que têm raízes diferentes (ex.: há heteronímia no género de nomes como vaca [feminino] e boi [masculino] ou no número de pronomes como eu [singular] e nós [plural]).
Quem foi o maior marcante de Fernando Pessoa?
- Os mais marcantes foram: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Como ele mesmo, Fernando Pessoa tinha um forte traço nacionalista. Alimentava o gosto pelo épico e fazia retomada às Grandes Navegações, época de grandes conquistas para Portugal que foi apagado com o tempo.
Qual o alter ego de Fernando Pessoa?
- Considerado o alter ego de Fernando Pessoa, foi educado em inglês e sente-se sempre como um estrangeiro. Esse escritor dá valor à modernidade e é pessimista, já que sente a angústia do presente, mesmo tento gosto pelo progresso. Há três fases em seu estilo: a decadentista, a progressista e a pessimista.
Qual o autor dos textos de Fernando Pessoa?
- Alguns dos textos de Fernando Pessoa eram escritos em inglês e assinados por outros heterônimos, como Alexander Search e Charles Robert Anon. Há também Jean Seul, o solitário ensaísta francês.
Quem é o poeta Fernando Pessoa?
- Considerado pelo prestigiado crítico literário Harold Bloom um escritor que deixou uma obra que constitui um “legado da língua portuguesa ao mundo”, o poeta luso Fernando Pessoa (1888-1935) tem como característica fundamental o desdobramento em múltiplas personalidades, num processo que o levou a definir-se como “drama em gente”.