adplus-dvertising

O que eram os genos como eles influenciavam a sociedade romana?

Índice

O que eram os genos como eles influenciavam a sociedade romana?

O que eram os genos como eles influenciavam a sociedade romana?

Os genos são famílias, no sentido expandido de um grupo nobre com laços antigos de sangue e influenciavam a sociedade romana como um dos seus elementos políticos, tendo sido mais influentes durante o período da Monarquia e da República que no período do Império.

Como nasceu o conceito de Gens?

  • O conceito de gens baseava-se numa noção de "solidariedade aristocrática", emanada da relação da gens com os seus antepassados, surgindo como elemento de distinção e mérito pessoal na obtenção de um posto destacado da administração imperial romana.

Qual o significado da palavra gens?

  • Gens é um termo que, na Roma Antiga, representava a identidade familiar de um determinado conjunto de famílias, largamente inscritas na aristocracia romana. Os membros da gens encontravam-se ligados pela concepção do genus, de uma linhagem definida pela ancestralidade e feitos militares dos seus antepassados.

Por que a cidadania em Roma era mais alargada do que em Atenas?

  • Ainda assim, entende-se que a o conceito de cidadania em Roma era mais alargado do que em Atenas, tendo em vista que as regras para ser um cidadão romano eram mais flexíveis: um ex-escravo liberto poderia tornar-se romano. Ainda assim, para assumir cargos as regras eram mais restritivas e mulheres não podiam ocupa-los.

Postagens relacionadas: