Quem eram os líderes e o que defendiam os exaltados ou farroupilhas?
Índice
- Quem eram os líderes e o que defendiam os exaltados ou farroupilhas?
- Quais eram os líderes que compunham os Restauradores E o que eles defendiam?
- Qual a diferença entre os progressistas e os Regressistas?
- Quem eram os líderes dos exaltados?
- Quem fazia parte do partido político liberais moderados e o que eles defendiam?
Quem eram os líderes e o que defendiam os exaltados ou farroupilhas?
- Os exaltados eram progressistas. - Eram favoráveis à industrialização do Brasil. - Defendiam a ampliação da participação política, através do voto para todas as pessoas. - Queriam mais autonomia para as províncias, ou seja, o fim da interferência do governo central.
Quais eram os líderes que compunham os Restauradores E o que eles defendiam?
Partido Restaurador, também designado por Partido Caramuru, foi um partido político brasileiro criado em 1831, formado essencialmente pela figura de comerciantes portugueses, burocratas e militares, estes defendiam o retorno do imperador Dom Pedro I para o Brasil.
Qual a diferença entre os progressistas e os Regressistas?
Observe que as principais diferenças entre esses grupos eram: § Progressistas: eram favoráveis a um governo centralizado. § Regressistas: era favorável ao fortalecimento do poder legislativo e contrário a liberdade administrativa das províncias.
Quem eram os líderes dos exaltados?
Os Liberais Exaltados. Os liberais exaltados divulgavam suas idéias e propostas nos jornais Gazeta Paraibana e a Abelha Pernambucana, dirigidos por Antônio Borges da Fonseca que, no Rio de Janeiro, também fundou O Repúblico.
Quem fazia parte do partido político liberais moderados e o que eles defendiam?
Os liberais moderados defendiam a conservação da monarquia centralizada, embora entendessem que o Poder Legislativo deveria ter um peso maior na vida política do Império por representar a vontade da "maioria".