adplus-dvertising

Qual era a função dos censores romanos?

Índice

Qual era a função dos censores romanos?

Qual era a função dos censores romanos?

Exercendo um cargo temporário (5 anos), os censores deviam contar a população e classificá-la de acordo com seu nível de renda. Além disso, podiam conduzir trabalhos públicos e vigiar os cidadãos romanos.

Quem eram quais as funções dos pretores censores edis e questores?

Havia outros magistrados que orquestravam a coisa pública dos romanos: os pretores eram responsáveis por executar a justiça; os questores cuidavam das finanças do estado; os edis cuidavam dos edifícios públicos, dos esgotos, do tráfego de pessoas e do abastecimento de água; os censores eram os responsáveis por fazer a ...

Qual era o grupo social do censor?

- Censor: majoritariamente composto por antigos cônsoles, eram patrícios, e tinham como função recenseamento dos cidadãos, elaboração do álbum senatorial, orientação da construção pública e fiscalização da conduta moral e ética dos cidadãos.

Qual era o papel dos censores régios *?

Os censores régios no Brasil foram nomeados por d. João pelo decreto de 27 de setembro de 1808, atendendo à proposta feita pela Mesa do Desembargo do Paço, que reivindicava o direito de exercer jurisdição sobre a censura de livros no Brasil, tal como lhe fora atribuído em Portugal pela lei de 17 de dezembro de 1794.

Quem eram os patrícios qual era o principal privilégio patrícios na sociedade romana?

Em Roma. ... Os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. Desempenhavam altas funções no exército, na religião, na justiça e na administração pública.

Qual era o grupo social dos Consul?

Segundo a tradição, o consulado era inicialmente reservado para os patrícios e, apenas em 367 a.C., os plebeus conseguiram garantir o direito de concorrer ao cargo supremo, quando a Lex Licinia Sextia determinou que pelo menos um cônsul à cada ano deveria ser plebeu.

Qual a função dos censores romanos?

  • Exercendo um cargo temporário (5 anos), os censores deviam contar a população e classificá-la de acordo com seu nível de renda. Além disso, podiam conduzir trabalhos públicos e vigiar os cidadãos romanos. O edis tinham funções diversas. Podiam ser responsáveis pela preservação da cidade de Roma, pelo abastecimento e o policiamento da população.

Qual a origem dos dois censores?

  • Em 131 a.C., os dois censores, Quinto Pompeu Rufo e Quinto Cecílio Metelo Macedônico, foram plebeus pela primeira vez. A razão para que houvesse sempre dois censores estava na origem da função, quando os dois cônsules realizavam o censo juntos.

Qual era o mandato dos censores?

  • Os censores eram originalmente escolhidos por um lustro inteiro (um quinquênio), mas ainda no século V a.C. (433 a.C.), o mandato foi limitado a dezoito meses por uma lei outorgada pelo ditador Mamerco Emílio Mamercino. Os censores também se diferenciavam pelo status e pela dignidade ligada ao cargo.

Como eram eleitos os censores?

  • Os censores eram eleitos pela Assembleia das centúrias, que se reunia sob a presidência de um dos cônsules.

Postagens relacionadas: