Como eram formados os genos?
Como eram formados os genos?
Baseados na propriedade coletiva da terra, os genos eram formados por grandes famílias, sob o comando de um líder, o “pater”, que possuía diversas funções comunitárias. Com o tempo, essas unidades se tornaram incapazes de abastecer toda a população que vivia dela e começaram a se desagregar.
O que foram as pólis e como se organizavam?
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
O que são e como surgiram os genos?
O Genos foi um especie de organização social existente na Grécia Antiga, esta organização se estabeleceu durante o Período Homérico. ... Estas organizações que surgiram na região da Grécia Antiga, começaram a ficar mais fortes após 1ª Diáspora Grega.
Como era a vida dos genos?
A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. Geralmente, as tarefas diárias eram desempenhadas por todos e ninguém possuía importância menor por exercer essa ou aquela função.
Qual era a origem dos genos?
- Geno era um tipo de organização social na Grécia Antiga, sendo que os genos eram as pessoas que participavam dessa organização. Basicamente, podemos considerar essa como a primeira forma de organização da civilização grega.
Quem era o chefe do genos?
- No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Qual o grau de parentesco com o chefe do genos?
- Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais. Com a vindoura desestruturação da comunidade gentílica, a proximidade com o pater seria elemento determinante para um novo rearranjo social das populações gregas.