O que era um engenho?
Índice
- O que era um engenho?
- Quem eram os trabalhadores dos engenhos de açúcar?
- Onde se localiza engenhos de açúcar?
- Qual era a função do feitor mor é do mestre de açúcar?
- Quais são os engenhos de açucareira?
- Qual é o engenho de cana-de-açúcar?
- Por que os engenhos não estavam disponíveis em cana-de-açúcar?
- Quando começou a decadência do açúcar?
O que era um engenho?
O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
Quem eram os trabalhadores dos engenhos de açúcar?
As pessoas escravizadas representavam a principal mão de obra nos engenhos açucareiros (cerca de 80%) e não recebiam salários. Embora a maior parte fosses oriundos da África, muitos escravizados indígenas atuaram nos engenhos coloniais.
Onde se localiza engenhos de açúcar?
Em 1516, foi construído no litoral pernambucano o primeiro engenho de açúcar de que se tem notícia no Brasil, mais precisamente na Feitoria de Itamaracá, confiada ao administrador colonial Pero Capico — o primeiro "Governador das Partes do Brasil".
Qual era a função do feitor mor é do mestre de açúcar?
no engenho era conhecida como feitor-mor e sua tarefa era administrar o engenho para o senhor de engenho, dono da produção. Outro ofício bastante importante era o mestre de açúcar, que controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
Quais são os engenhos de açucareira?
- Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar. Com o desenvolvimento da economia açucareira, os engenhos se espalharam de forma relativamente rápida no espaço colonial, chegando a contar com 400 unidades no começo do século XVII.
Qual é o engenho de cana-de-açúcar?
- Um engenho de cana-de-açúcar em Pernambuco colonial, pelo pintor neerlandês Frans Post (século XVII). Uma usina (do francês usine), engenho de açúcar ou simplesmente engenho (do latim ingeniu) é, stricto sensu, a moenda de cana-de-açúcar.
Por que os engenhos não estavam disponíveis em cana-de-açúcar?
- Ao contrário do que muitos chegam a imaginar, os engenhos não estavam disponíveis em toda e qualquer propriedade que plantava cana-de-açúcar. Os fazendeiros que não possuíam recursos para construírem o seu próprio engenho eram geralmente conhecidos como lavradores de cana.
Quando começou a decadência do açúcar?
- O ciclo do açúcar entrou em declínio a partir do século XVIII, momento em que ocorre um aumento da concorrência externa e a queda da produção. Além disso, a descoberta das jazidas de ouro nos estados que atualmente correspondem a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, contribuíram para a decadência do açúcar.