Que eram os chinampas?

Que eram os chinampas?
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
O que eram as chinampas e para que eram usadas?
As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco.
O que os astecas plantavam nas chinampas?
A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam-nos com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago.
Qual era a importância das chinampas para os astecas?
Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas. ... Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola. Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis.
O que os astecas cultivavam na agricultura?
Na agricultura, cultivavam de mandioca, cacau, algodão, fumo e outras. Tinham também um sistema de irrigação muito avançado, com aquedutos e canais por onde transitavam barcos. Dentro do campo do conhecimento, os astecas não conheciam a roda, como todos os outros povos pré-colombianos.
O que os astecas cultivavam nas ilhas?
Nesses jardins flutuantes são plantados vários tipos de vegetais, desde culturas de subsistência, como o milho, até variedades mais ornamentais como flores e bonsais.