O que era as escolas monásticas?
Índice
- O que era as escolas monásticas?
- Que são escolas monacais ou monásticas?
- Como eram as escolas paroquiais?
- Como é a educação nas escolas Catedrálícias?
- Como era o ensino nas tradicionais escolas monásticas existentes na Alta Idade Média?
- Qual a diferença entre escolas palatinas e episcopais?
- Como surgiram as escolas monacais?
- O quê Alcuíno de York implantou na Escola palatina?
- O que era ensinado nas escolas criada por Carlos Magno?

O que era as escolas monásticas?
Escolas monásticas Visavam inicialmente, apenas à formação de futuros monges. Funcionando de início apenas em regime de internato, estas escolas abriram mais tarde escolas externas com o propósito da formação de leigos cultos (filhos dos Reis e os servidores também).
Que são escolas monacais ou monásticas?
As escolas monásticas realizaram uma importante função civilizatória na sociedade medieval. As Regras Monásticas expressivas e o estilo de vida monacal orientavam a vida e a educação do clero nessas instituições. Nunes (2001) descreveu os mosteiros como focos de espiritualidade e refúgio das letras.
Como eram as escolas paroquiais?
As escolas paroquiais eram o nível elementar de ensino e limitavam-se à formação de eclesiásticos, sendo ministrados por qualquer sacerdote encarregado de uma paróquia, que recebia em sua própria casa os rapazes. O ensino era reduzido aos salmos, às lições das Escrituras.
Como é a educação nas escolas Catedrálícias?
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. ... A escola no período medieval era dirigida por um cônego, ao qual se dava o nome de scholarius ou scholasticus.
Como era o ensino nas tradicionais escolas monásticas existentes na Alta Idade Média?
- Escolas Monásticas: eram voltadas, principalmente, para a formação de monges. Funcionavam em sistema de internato. Latim, canto gregoriano, textos sagrados (entre eles a Bíblia) e Filosofia eram os principais temas estudados nestas escolas. Valorização do trabalho e disciplina também eram importantes nestas escolas.
Qual a diferença entre escolas palatinas e episcopais?
- Escolas Monásticas: eram voltadas, principalmente, para a formação de monges. ... - Escolas Palatinas: tinham como objetivo a formação mais ampla do indivíduo. Estudavam nestas escolas, principalmente, os filhos de nobres. Exigiam muita dedicação e empenho dos estudantes, pois tinham um currículo vasto.
Como surgiram as escolas monacais?
Escolas Monacais Eram aquelas localizadas próximo à catedrais e mosteiros. Elas realizavam o ensino em latim dos temas religiosos. Inicialmente, a educação era privilégio apenas dos monges, durante a Alta Idade Média, mas depois tornou-se uma das atividades importantes para instruir novos seguidores.
O quê Alcuíno de York implantou na Escola palatina?
Um dos trabalhos mais importantes de Alcuíno foi a preservação e o desenvolvimento da preciosa biblioteca de York. ... Em 781, a Escola Palatina é confiada a Alcuíno de York, facto que mais contribuiu para o despertar da cultura, tendo sido o mais importante professor desta escola, onde surgiu o renascimento carolíngio.
O que era ensinado nas escolas criada por Carlos Magno?
Na intenção de Carlos Magno, as escolas catedrais e monásticas podiam cultivar e ensinar as disciplinas das artes liberais, mas cumpria-lhes ministrar o ensino elementar que a capitular prescrevia, franqueando-o a quem o quisesse frequentar, porque o seu objetivo devia ser o da preparação de futuros sacerdotes, ...