adplus-dvertising

O que foi a caça às bruxas na Idade Média?

Índice

O que foi a caça às bruxas na Idade Média?

O que foi a caça às bruxas na Idade Média?

A caça às bruxas, que atingiu o ápice entre os séculos 15 e 17, foi um capítulo sinistro na transição do mundo medieval para o período moderno. Durante cerca de 400 anos, os governos laicos e as autoridades religiosas da Europa prenderam, torturaram e assassinaram uma multidão de pessoas pelo crime de feitiçaria.

Por que elas eram consideradas bruxas?

  • Nesse período, as mulheres que eram consideradas bruxas, foram acusadas de tentar forjar um poder divino. Isso porque elas curavam doenças com ervas e, segundo a Igreja Católica, apenas Deus poderia mudar o curso divino das coisas. Além disso, elas também começaram a ser acusadas de fazerem pactos com demônios e com o diabo.

Será que a bruxa é uma bruxa?

  • Uma pessoa possuída era posta na mesma sala que a suspeita, que era forçada a gritar para o demônio para sair do corpo da vítima. Caso melhorasse, a bruxaria estava comprovada. Se a ré fosse vista em sonhos ou aparições, era prova de que seria bruxa, já que as feiticeiras podiam projetar seu espírito para fora do corpo.

Qual a história de bruxas na França?

  • Em povoados mais supersticiosos, a coisa era mais complicada: na França do século 15, há registros de epidemias que geraram uma espécie de histeria coletiva – o povo culpava as bruxas pelas doenças. Aí, bastava a mulher ser esquisitona para ser considerada bruxa, perseguida e levada à fogueira. Um caso de preconceito explícito – e numeroso.

Quando é comemorado o Dia das Bruxas?

  • O dia das bruxas, também conhecido como Halloween, é comemorado dia 31 de outubro. A festa tem origem incerta, mas é muito famosa nos Estados Unidos, porém diversos países também homenageiam as feiticeiras.

Postagens relacionadas: