O que era o Tribunal do Santo Ofício?

O que era o Tribunal do Santo Ofício?
O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição.
Qual a origem da Inquisição?
- A inquisição era constituída, acima de tudo, de um ideal coercitivo, moralizante e de cunho político dominador. Esse projeto de extensão teve em sua criação a participação de cardeais e príncipes, a saber: o dominicano Jéronimo de Azambuja, os canonistas Ambrósio Campelo e Jorge Gonçalves Ribeiro, e o cardeal infante d.
Quando foi estabelecida a Inquisição?
- A Inquisição foi estabelecida em , em ordem do papa Paulo III pela bula de nome " Cum ad nihil magis ", e estabelecida a censura de publicações impressas, começando pela proibição da Bíblia em outras línguas que não o Latim. O primeiro auto da fé da história do Santo Ofício lusitano aconteceu em Lisboa, a 26 de Setembro de 1540.
Quando começou a instalação da Inquisição?
- Manuel I pediu o Papa Leão X a instalação da Inquisição em 1515, mas só depois de sua morte (1521) que o Papa Paulo III criou a instituição. Na sua liderança, havia um "Grande Inquisidor", ou "Inquisidor Geral", nomeado pelo Papa, mas selecionado pela Coroa portuguesa e sempre de dentro da família real.
Quais são os fatos mais marcantes da Inquisição?
- Um dos fatos mais marcantes da Inquisição foi o uso da tortura enquanto método de investigação. Contudo, ao contrário do que se pensa, aproximadamente 10% dos julgamentos envolveram tortura física e não mais do que 2% dos acusados foram condenados à pena capital.