O que era a divisão social genos *?

O que era a divisão social genos *?
O Genos era um tipo de organização social da Grécia Antiga, formado por uma espécie de clãs ou grandes famílias, sendo chefiado pelo homem mais velho e o passando de pai para o filho primogênito.
O que eram os genos como eles funcionavam?
No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Quem era o chefe do genos?
- No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Qual a ideologia da divisão social do trabalho?
- Esta, por sua vez, se encastela na ideologia da competência técnico-científica para legitimar aquela divisão social do trabalho. Devemos ter em mente que a “divisão do trabalho” diz respeito ao modo como os seres humanos se organizam para distribuir as tarefas cotidianas.
Qual o grau de parentesco com o chefe do genos?
- Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais. Com a vindoura desestruturação da comunidade gentílica, a proximidade com o pater seria elemento determinante para um novo rearranjo social das populações gregas.
Qual a divisão do trabalho na sociedade humana?
- Numa fase inicial das sociedades humanas, a divisão do trabalho era definida por critérios sexuais e de faixa etária. Entretanto, o incremento da agricultura levou divisões sociais no trabalho ainda mais significativas.