Qual a principal função das imagens bizantinas encontradas nas igrejas?
Índice
- Qual a principal função das imagens bizantinas encontradas nas igrejas?
- Por que eles utilizavam dourado nas pinturas internas das igrejas?
- O que era a Convenção da frontalidade na arte bizantina?
- Quais as principais características da escultura bizantina?
- Como o interior das igrejas era decorado?
- Quais os símbolos eram utilizados pelos cristãos para representar sua arte?
- Como eram construídas as igrejas bizantinas?
- Quando começaram os cultos cristãos na arquitetura bizantina?
- Qual o contexto histórico desse período para a propagação da arte bizantina?
- Por que a arte bizantina pode ser considerada o primeiro estilo de arte cristã?

Qual a principal função das imagens bizantinas encontradas nas igrejas?
Com a temática basicamente religiosa, as manifestações artísticas do Império Bizantino tinham a função de representar as crenças teológicas. Assim, representavam eventos bíblicos e da vida dos santos, utilizando as imagens como pontes de contato entre o homem e o divino.
Por que eles utilizavam dourado nas pinturas internas das igrejas?
Geralmente as figuras eram representadas de frente e na vertical para evidenciar sua grandiosidade espiritual. A perspectiva e o volume eram ignorados e usavam diversas cores, mas a dourada era predominante, pois simbolizava o ouro, para eles o maior bem existente na Terra.
O que era a Convenção da frontalidade na arte bizantina?
Para alcançar essas manifestações de poder e religião através da arte, uma das técnicas usadas pelos artistas do período bizantino era a frontalidade, ou seja, as figuras eram desenhadas de frente; com essa técnica a postura do modelo ou objeto era exposta a um exagerado formalismo, observando assim a ausência das ...
Quais as principais características da escultura bizantina?
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
Como o interior das igrejas era decorado?
Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.
Quais os símbolos eram utilizados pelos cristãos para representar sua arte?
Os mais comuns são o peixe, a pombinha com o ramo de oliveira no bico, o pavão, a âncora, o lírio, o cacho de uva, a espiga de trigo, dentre outros. O peixe era Cristo, pois as inicias das palavras gregas Jesus Cristo de Deus Filho Salvador formam ichtus, peixe em grego. ... O pavão, símbolo da eternidade.
Como eram construídas as igrejas bizantinas?
- As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Quando começaram os cultos cristãos na arquitetura bizantina?
- Até então, os cultos cristãos eram feitos em lugares subterrâneos e, a partir do Império Bizantino, passaram a ter um lugar de destaque em obras arquitetônicas. As igrejas da arquitetura bizantina eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada com imensas cúpulas, criando-se obras enormes e totalmente decoradas.
Qual o contexto histórico desse período para a propagação da arte bizantina?
- O contexto histórico desse período foi muito importante para o desenvolvimento e a propagação da arte bizantina.
Por que a arte bizantina pode ser considerada o primeiro estilo de arte cristã?
- A Arte Bizantina, por sua vez, surge após a aceitação do Cristianismo e, assim, revela a exuberância de uma arte que pretende ser vista, divulgada e que tinha como propósito instruir os devotos, neles incutindo a devoção ao Cristianismo. Desse modo, a Arte Bizantina pode ser considerada o primeiro estilo de arte cristã.